O 13º Festival Palco Giratório Sesc/POA, além das apresentações teatrais, de dança, circo, intervenções e performances, conta com atividades complementares como o Discutindo a cena e Seminários Palco Giratório.

MEDIAÇÃO E DIRECIONAMENTO DE PLATEIA

Como prática e propósito, o Festival estabelece diversos elos de mediação entre públicos e programação: o Discutindo a Cena – conversas estabelecidas após os espetáculos – serão mediadas por curadores do projeto, por jornalistas como Fábio Prikladnicki (RS) e Valmir Santos (SP), e por Marcelino Freire (PE).

Ampliando o projeto de mediação com o público, será realizada a atividade Encontros com a plateia, momento de trocas e diálogos entre artistas e grupos de espectadores.

Outro eixo de atuação será a oficina Olhares da cena, no projeto Cena em Questão. Os editores do site AGORA – Crítica Teatral, Michele Rolim e Renato Mendonça vão orientar uma oficina de crítica teatral que tem por objetivo: informações teóricas, análise de diferentes formatos de crítica, discussão sobre o espaço e o futuro da crítica na internet e a criação de textos.

E, para finalizar as atividades de mediação e direcionamento da plateia será realizado um encontro com todos os agentes mediadores envolvidos nas atividades formativas do Festival. A conversa Crítica, curadoria e mediação cultural, será um espaço destinado para análises e reflexões com o público, sobre a cena teatral vista.

Agenda

Encontro com a plateia

16/05 – Cia Marginal / RJ com EMEF Mário Quintana – 14h
16/05 – Trapiá Cia Teatral / RN com Cmet Paulo Freire – 14h
22/05 – O imaginário / RO com Centro Multicultural Aldeia – 20h

 

Cena em questão – Oficina Olhares da cena

Datas: 06, 12, 15, 24/05
Local: Studio Stravaganza
Horário: 15 às 18h
Público-alvo: público em geral, especialmente pessoas ligadas às artes cênicas, produtores, jornalistas, blogueiros e assessores de imprensa.
Inscrições: através do e-mail palcogiratoriosesc@sesc-rs.com.br, até 03/05.

 

Crítica, curadoria e mediação cultural

Data: 26/05
Local: Teatro Sesc Centro
Horário: 16h

SEMINÁRIOS PALCO GIRATÓRIO

A terceira edição do Seminário do Festival Palco Giratório, realizado pelo Sesc em parceria com Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFRGS, promove a intersecção entre universidade e produção artística, arte e outros saberes, política e criação cênica.

Em 2016, o Seminário nasceu com o nome de Práticas Políticas da Cena Contemporânea. Já em 2017 foi Práticas de Emergência Cênica. Neste ano, o mote é Práticas de Reinvenção em Tempos de Urgência. Como responder aos desafios e golpes de nossos turbulentos tempos?  Em diálogo com questões fundamentais no contexto social, histórico e artístico que habitamos, as artes reinventam modos de criação, produção e existência.

Articulado com a programação, o Seminário propõe cinco encontros de diferentes temas: Poéticas Urbanas, Lugar de Mulher, Movimentos da Palavra,  Colaborações e horizontalidades: processos de criação e Corpo Político; além de intervenções artísticas.

Inscrições: através do e-mail palcogiratoriosesc@sesc-rs.com.br

Mediação: Patrícia Fagundes

 

07 a 11/05
Local: Teatro de Arena
Horário: 14 às 17h
07/05 – Poéticas Urbanas

A arte em diálogo com a cidade, poéticas participativas, arte pública, danças urbanas, hip hop, movimentos no mundo.
Nomes: Eugênio Lima (SP), Claudia Zanatta (RS), Marco Rodrigues (RS)

 

08/05 – Lugar de Mulher

Qual espaço é ocupado? Como inventar possibilidades e modos de existência em contraponto às estruturas machistas operantes? Na música, na dança, na cena, na universidade, no mundo.
Nomes: Isabel Nogueira (RS), Monica Dantas (RS), Celina Alcântara (RS)

 

09/05 – Palavra em Movimento

Na era das imagens, que potência tem a palavra? O que podemos o que imaginamos, o que queremos dizer. A palavra como escuta, como ação, diálogo, composição política.
Nomes: Roberta Estrela Dalva (SP), Kátia Suman (RS), Mirna Spritzer (RS).

 

10/05 – Colaborações e horizontalidades: processos de criação

Os modos de criação artística colocam em cena outras organizações possíveis com o outro, compondo microterritórios sociais que negociam com conflitos e redes de relações.
Nomes: Fernando Yamamoto (RN), Eva Schul (RS), Thiago Pirajira (RS)

 

11/05 – Corpo político

Somos o corpo, um território de discursos, imposições, poesias, ação social, violência, controle, revolução. O que diz, o que pode, o que resiste, o que inventa o corpo?
Nomes: Camila Moraes (BA), Mad Blusch (RS), Luisa Stern (RS)

25 ANOS – TEATRO DA VERTIGEM / SP

Laboratório Cênico com Eliana Monteiro
1º a 05/05, DAS 14 às 18h
Local: Studio Stravaganza e Sesc Protásio Alves

Laboratório de criação cênica a partir do processo colaborativo utilizado pelo Teatro da Vertigem em suas criações, com seleção de seis participantes para integrar o espetáculo “O Filho” como elenco de apoio local.

 As inscrições para o Laboratório ocorrem entre os dias 16 e 26 de abril, pelo palcogiratoriosesc@sesc-rs.com.br. A organização ressalta que os participantes precisam ter disponibilidade no período de 1 a 5 de maio, das 14h às 18h, para o Laboratório em si, no Studio Stravaganza; e de 6 a 10 de maio, das 17h até o término do espetáculo, para as apresentações no Sesc Protásio Alves.

 

Roda de Conversa com Eliana Monteiro e Guilherme Bonfanti
07/05, ÀS 10H
Local: Departamento de Artes Dramáticas da UFRGS

Apresentação do histórico do Teatro da Vertigem, passando por todas as produções e discutindo sua trajetória artística, as relações entre teatro e cidade, seu processo colaborativo, meios e modos de produção.

 

Mostra de filmes
Local: Teatro Bruno Kiefer

16/05, às 15h: O Paraíso Perdido – peça’ (1992,50min) e ‘O Livro de Jó (1995, 60min)

16/05, às 18h: Apocalipse 1,11 (2000, 135min)

17/05, às 18h: BR-3 – Peça (2006, 140min)e Documentário (2006, 60min)

18/05, às 18h: Kastelo (2010, 60min) e A Última Palavra é a Penúltima 2.0 (2009, 50min)

 

 

PROJETO TRANSIT

Dando continuidado ao projeto iniciado em 2017, o Goethe-Institut Porto Alegre estabeleceu processo de seleção para dois diretores gaúchos encenarem o texto Tremor da jovem dramaturga Maria Milisavljevic. O texto será dirigido por Patrícia Fagundes e Lucca Simas, que estreiam o trabalho no 13º Festival Palco Giratório em Porto Alegre e, posteriormente, retornam ao Teatro do Goethe para temporadas regulares.

Os processos de criação dos espetáculos serão registrados pelo site AGORA Crítica Teatral (www.agoracriticateatral.com.br) através de postagens de seus editores, Michele Rolim e Renato Mendonça.

Realização: 13º Festival Palco Giratório Sesc e Goethe-Institut
Idealização: Goethe-Institut
Correalização: Agora – Crítica Teatral

Programação:

17 e 18/05 – Tremor: sobre como as coisas foram chegar nesse ponto (Cia Rústica)

22 e 23/05 – Tremor (GrupoJogo de Experimentação Cênica)

23/05 –  Debate com a participação dos 2 Diretores, da autora da peça e dos representantes do Agora Crítica Teatral, depois do espetáculo, com tradução simultânea.

 

Playwritting Spa – workshop intensivo de dramaturgia com Maria Milisavljevic / GER

Data: 21 e 22/05
Local: Sala Alziro Azevedo
Horário: 13h30 às 17h

 

Cena contemporânea alemã – diálogos possíveis

Data: 23/05
Local: Sala Alziro Azevedo
Horário: 9h30

CENA EM PESQUISA – MOTRAS PPGAC

Reunindo criações cênicas desenvolvidas em pesquisas de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFRGS, a mostra aposta no intercâmbio entre universidade e comunidade e afirma o transito entre investigação e criação artística. No ano em que o Departamento de Arte Dramática, casa do PPGAC, comemora 60 anos de existência, celebramos conexões que fomentam a arte e a cultura no país e suas próprias possibilidades em tempos de urgência. Inquietos e atentos, seguimos trabalhando, pesquisando e criando em artes cênicas, imaginando outras possibilidades de presente e futuros, no encontro entre arte e universidade pública.

Ruídos (Núcleo de Pesquisa beckett-we) – 22/05 – Sala Qorpo Santo – 20h

Todas nós (Cia. Dramática) – 23/05 Sala Alziro Azevedo – 20h

Procurando Emily (PER-FORMANTES) – 24/05 – Sala Qorpo Santo – 20h

Remontagem – o nosso amor a gente inventa (Dir. Ander Belotto) – 25/05 – Sala Qorpo Santo – 20h

O TEATRO DA PALAVRA

Marcelino Freire / PE
Data: 16 a 18/05
Local: Studio Stravaganza
Horário: 14 às 17h

Marcelino Freire, contista também conhecido pelas adaptações teatrais feitas em cima de sua obra, dará dicas de como construir monólogos, trabalhar o ritmo de uma frase, incorporar um personagem por meio da palavra, destacando a leitura de poesias e contos que, escritos no livro, esperam ganhar movimento nos palcos.

Público-alvo: Atores, atrizes, poetas, amantes da literatura e do teatro

Faixa-etária: acima de 16 anos

Inscrições: até 10/05 através do e-mail palcogiratoriosesc@sesc-rs.com.br, enviando currículo resumido (1 lauda), e-mail e telefone.

EXPOSIÇÃO VARAL

Leandro Machado
Data: 04 a 31/05
Local: Café Sesc Centro
Horário: 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, e 1h antes dos espetáculos aos sábados e domingos durante o Festival

Uma corda de varal sustentando panos de prato pintados com dizeres que já não cabem dentro da pessoa e necessitam serem ditos escritos lidos e compartilhados. Pedidos urgentes de mudança em nossa sociedade, em nosso País. Um novo território que seja ocupado pelo respeito!