. .

Talentos do Distrito Federal são destaque na programação do maior festival de circo do Rio Grande do Sul

10ª edição do Sesc Circo vai receber a trupe circense do palhaço Mandioca Frita
Imagem: Arnaldo Sete

Criada a partir do trabalho do Mestre Mandioca Frita, um dos palhaços mais renomados da arte circense, a Trupe Raiz do Circo vai representar o Distrito Federal no 10º Sesc Circo. O maior festival circense do Rio Grande do Sul vai acontecer na cidade de Lajeado, de 08 a 13 de abril, e celebra seus dez anos de realização com atrações locais, de fora do Estado e do exterior. Uma das grandes atrações da edição é a Trupe Raiz do Circo e as acrobacias em perna de pau do palhaço Aipim, filho de Mandioca Frita.

A Raiz do Circo é uma trupe com enfoque no resgate da cultura popular. Em atuação há mais de 10 anos, o grupo surgiu a partir da união do trabalho de Júlio César – o lendário Mandioca Frita – com os filhos Davi e Júlia Maia, que receberam os codinomes de Aipim e Macaxeira. Hoje, a equipe já conta com diversos membros que combinam diversas linguagens.

No festival, o grupo apresenta “Asfalto”, um espetáculo estreado no início do ano e inspirado na arte de rua latinoamericana. A obra traz para o centro do picadeiro a dupla Aipim e Uni, dois palhaços acrobatas, punks apaixonados, dispostos ao jogo e ao risco. É apresentada uma mistura de números de acrobacia, dança, música, sapateado, malabares e pernas de pau, regidos por diversos ritmos como o rock, o funk, o hip hop, o forró e até mesmo música clássica. A atração acontece no dia 12, sábado, na Lona do Circo.

Já no domingo, dia 13, Aipim será o protagonista de acrobacias surreais. Em “Aipim, o Palhaço das Pernas de Pau”, que tem direção de Mandioca Frita, o artista apresenta números interativos, com humor e senso crítico, chamando atenção para a valorização da arte e do artista de rua. A narrativa do espetáculo se entrelaça com a sua história como artista urbano e filho de palhaço, trazendo risos, reflexões e uma homenagem a essa cultura popular. As atrações são gratuitas e abertas ao público, e a programação completa pode ser conferida em www.sesc-rs.com.br/sesccirco.

Sesc Circo – A 10ª edição do maior festival de arte circense do Rio Grande do Sul é realizada pelo Sesc/RS e Prefeitura Municipal de Lajeado com a proposta de apresentar diversidade e multiplicidade de linguagens e estéticas circenses à comunidade e aproximá-la da cultura. O projeto, que teve temporadas em Santa Maria e Camaquã, retorna a Lajeado, proporcionando um encontro entre artistas circenses de diferentes regiões do País e de fora com o público gaúcho. Ao longo de seis dias, entre 08 e 13 de abril, a programação conta com 21 espetáculos, em um total de 39 sessões, além de cinco oficinas, um cortejo, o Parque do Circo e a “Caravana Cedelinho”, que circula pelo município. As atrações acontecem na Lona Sesc Circo, instalada na Avenida Piraí, além de ginásios de escolas de diferentes bairros lajeadenses. Todas as apresentações são gratuitas e os ingressos podem ser reservados antecipadamente no site www.sesc-rs.com.br/sesccirco. O público é convidado a levar 1kg de alimento não perecível, que será doado através do Sesc Mesa Brasil.

10º Sesc Circo

Data: 13/04/2025

Local: Lona Sesc Circo (Av. Piraí), bairros e escolas municipais de Lajeado

Bilheteria: Ingressos gratuitos, com reserva antecipada a partir do dia 20/03 no site www.sesc-rs.com.br/sesccirco ou no Sesc Lajeado

Informações: Pelo telefone (51) 3748-4644 ou WhatsApp (51) 98924-4318

Programação completa: www.sesc-rs.com.br/sesccirco

Agenda de espetáculos do DF:

11/04 (sexta-feira)

9h às 11h – Oficina de Acrobacia de Solo

Trupe Raíz do Circo / DF

Local: Projeto Vida Campestre (R. Antônio Soletti, 44)

12/04 (sábado)

18h – Asfalto

Trupe Raíz do Circo / DF

Local: Largo da Lona

13/04 (domingo)

16h – Aipim, o Palhaço das Pernas de Pau

Trupe Raíz do Circo / DF

Local: Lona (Av. Piraí)