. .

Semana Literária de Sapucaia do Sul segue até esta sexta-feira (27/10)

Evento, promovido pelo Sesc, reúne autores e alunos com o objetivo de estimular o hábito da leitura
Foto: IStock

Segue até esta sexta-feira (27/10), a Semana Literária de Sapucaia do Sul. Ao todo, são cinco dias de encontros entre autores e alunos da rede municipal de ensino para estimular o hábito de leitura entre as crianças e adolescentes. Nesta edição, foram convidados cinco escritores: Uili Bergamin, que desenvolveu atividades com as crianças da EMEF Justino Camboim, nesta segunda-fera (23/10) e Athos Beuren, Monika Papescu, Cacá Melo e Milene Barazzetti. O projeto é promovido pelo Sesc São Leopoldo em parceria com a Prefeitura de Sapucaia do Sul. Os encontros estão sendo realizados em dois momentos, às 10h30 e às 13h30, em cada escola e, ao todo, serão promovidos dez diálogos. Confira abaixo a programação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3592-2129, site www.sesc-rs.com.br/sao_leopoldo ou página www.facebook.com/sescsaoleopoldo.

Sobre o Projeto Sesc Mais Leitura – A democratização da leitura e a formação de novos leitores estão entre os objetivos e desafios do Sistema Fecomércio-RS/Sesc no âmbito da educação e cultura. Com o Sesc Mais Leitura, estudantes gaúchos têm a oportunidade de receber em suas escolas diversos escritores que utilizarão obras das bibliotecas locais do Sesc para debater sobre os temas abordados nos livros escolhidos. O projeto faz parte do Arte Sesc – Cultura por toda parte.

Semana Literária de Sapucaia do Sul

Até 27 de outubro
10h30 e 13h30

Programação

24/10 (Terça-feira)
Escritor: Athos Beuren
Local: EMEF Afonso Guerreiro Lima (Rua Euclides da Cunha, 34 – bairro Boa Vista)

25/10 (Quarta-feira)
Escritora: Monika Papescu
Local: EMEF Professora Aurialicia Chaxim Bes (Rua Das Dalias, 63 – bairro Passo de Sapucaia)

26/10 (Quinta-feira)
Escritora: Cacá Melo
Local: EMEF Tiradentes (Rua Vinte e Cinco de Julho, 533 – bairro Vargas)

27/10 (Sexta-feira)
Escritora: Milene Barazzetti
Local: EMEF José Plácido de Castro (Rua Taquara, 480 – bairro Walderez)

Sobre os escritores

Sobre Athos Beuren: Nasceu em 1986, em Porto Alegre, e foi o primeiro autor nacional de livros-jogos – segundo pesquisa da Editora Mercado Aberto – tendo publicado seu primeiro trabalho aos 11 anos. Sustentadas pelo RPG (Role Playing Game), as obras levam os leitores a um mundo interativo, onde vivem um jogo de interpretação de papéis. Os livros de Athos Beuren são sucesso entre o público infanto-juvenil e bem aceitas por pais e professores.

Sobre Monika Papescu: Nasceu em São Paulo e mora no Rio Grande do Sul. É autora e ilustradora de vários livros publicados por editoras do Sudeste e Sul do Brasil. Suas obras estão em todo o território nacional e em países de além fronteira. Ilustra também para eventos culturais como festivais de contação de história, bibliotecas, peças de teatro e animação. Criou o projeto “Semear em Glorinha” 2008 e o “Arquipélago – de Atlântis a Açores” que gerou um livro e resultou no segundo lugar do prêmio brasileiro de artes das APAES na categoria literatura 2010.

Sobre Cacá Melo: Nasceu em Porto Alegre. Atua na literatura infantil, com poemas, contos e músicas. Em 2013 publicou a primeira obra “Irmão? Que confusão!”. A partir desta, iniciou o trabalho de contação de história com crianças. Em 2014 lançou “Dente mole” e no ano posterior, publicou o livro “Por quê?”. Atualmente, desenvolve oficinas com professores, abordando a ludicidade em sala de aula por meio da contação de histórias.

Sobre Milene Barazzetti: Nasceu em Porto Alegre. Escreve contos infantis, publicados em antologias brasileiras e portuguesas. Desenvolve trabalhos de contação de histórias em diversos eventos literários, ministra oficinas em escolas, instituições e livrarias. Há 23 anos também atua como professora na rede pública de ensino de Novo Hamburgo, e possui especialização em Psicopedagogia.