Professores de 48 cidades participam do Seminário Diálogos Multiculturais
Nove palestras on-line abordarão as culturas afro-brasileira e indígena nos dias 19 e 20 de julhoCom o objetivo de capacitar professores para abordar as temáticas das culturas afro-brasileira e indígena na escola, o Seminário Diálogos Multiculturais será realizado pelo Sesc Santa Rosa em 19 e 20 de julho. O evento, que acontece das 8h às 17h30 nos dois dias, terá a participação de mais de 6,7 mil educadores de 48 municípios gaúchos. Serão oferecidas nove palestras on-line, incluindo encontros introdutórios já realizados, em que serão apresentados os temas Literatura Negra, Literatura Negra Feminina, Griôs Africanos, Bonecas Abayomi, Poéticas Periféricas, Área Indígena e Cosmologias Indígenas Guaranis e Kaingangs.
O seminário oferece conteúdo para atender às determinações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação para as Relações Étnico-Raciais e das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que incluíram no currículo oficial da rede de educação a obrigatoriedade das temáticas “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Além de promover o ensino desses tópicos, a legislação também incentiva o resgate das contribuições desses dois grupos étnicos nas áreas social, econômica e política do país.
Durante todo o ano de 2020, mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac esteve como sempre bem próximo à comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuaram sendo entregues e fizeram diferença na vida das pessoas. Para 2021, a entidade deseja que os gaúchos vistam seus melhores sorrisos e tenham esperança no novo ciclo. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.
Seminário Diálogos Multiculturais
Data: 19 e 20/07
Transmissão: canal do Sesc/RS no Youtube, exclusivo para professores inscritos
Programação:
19/07 (Segunda-feira)
8h: Literatura Negra – Ronald Augusto
10h30: Literatura Negra Feminina – Lilian Rocha
14h: Griôs Africanos – Jonatan Ortiz Borges
15h30: Bonecas Abayomi – Clarice Tomaz
20/07 (Terça-feira)
8h: Poéticas Periféricas – Richard Serraria, Chiquinho Divilas e Cristina Rosa
10h30: Área Indígena – Xadalu Tupã Jekupé e a indígena Ara Poty Maria Ortega
14h: Cosmologia Indígena Guarani – Douglas Barbosa
15h30: Cosmologia Indígena Kaingang – Joseane Sales