Maior festival circense do Estado é aberto em Camaquã
8º Sesc Circo recebe artistas de diferentes partes do País para 28 apresentações gratuitas até domingo (26/11)Música, acrobacias, risadas e muito talento marcaram o primeiro dia do 8º Sesc Circo, na cidade de Camaquã, nesta terça-feira, 21 de novembro. O evento é o maior festival de arte circense do Rio Grande do Sul e segue até domingo, dia 26, com 28 apresentações gratuitas de artistas que são referência no mundo do circo e da palhaçaria, vindos de diferentes partes do Estado e do País.
A lona que sedia as principais atrações está instalada na “Prainha”, local que é ponto de encontro dos camaquenses. Foi lá que, antes da cerimônia de abertura oficial do festival, um cortejo com o coletivo porto-alegrense Cosmobloco reuniu sopristas, percussionistas, atores, bailarinos e artistas-circenses em uma fanfarra com músicas clássicas e contemporâneas que deu o tom de arte e encantamento dos dias de programação que ainda estão por vir. Após, a comunidade pôde prestigiar a apresentação dos cariocas do Circo no Ato, com o espetáculo “Se der corda”, que fez sua estreia no Rio Grande do Sul e encantou o público com acrobacias, humor e o resgate de brincadeiras da infância. A montagem é recém chegada de uma turnê pela Espanha e Portugal e, no Brasil, foi apresentada pela primeira vez fora de seu estado de origem, no Rio de Janeiro. Ela tem nova sessão nesta quarta-feira, 22, às 10h.
“Para o Sesc/RS, o Sesc Circo representa muito. Significa fazer circular a produção circense nesse País. Desejamos que os artistas sejam bem recebidos aqui em Camaquã e no Estado, e que todos possam prestigiar essa 8ª edição do festival”, destacou o gerente de Cultura do Sesc/RS, Silvio Bento, durante a solenidade de abertura. O Secretário Municipal do Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo de Camaquã, Clayton Dworzecki, comemorou o segundo ano consecutivo do projeto no Município, e a parceria entre o Sesc e a Prefeitura: “Para nós, é motivo de muito orgulho e satisfação poder proporcionar momentos como esse. São inúmeras atrações que trazem cultura, arte e entretenimento, e que movimentam a economia de Camaquã como um todo”, discursou. O presidente do Sindilojas Costa Doce, Fabrício Bartz, e a diretora do Sesc Camaquã, Daiane Pereira, também deram as boas-vindas aos presentes.
O primeiro dia de festival teve ainda a apresentação do espetáculo “Circolando por aí”, da Cia Espicula, da Serra Gaúcha, para alunos da Escola Municipal Ana Tomázia Ribeiro, e uma apresentação de rua, na Esquina Democrática de Camaquã, de “A Banda do Jerônimo: uma inusitada banda de um homem só”, de São Paulo. Esse divertido personagem passeou pelo Centro, visitou escolas e estabelecimentos convidando a todos a viverem o festival circense. O Sesc Circo também é uma oportunidade de reunir famílias. “É jóia. Viemos no primeiro dia e já estamos com ingresso reservado para voltar na sexta”, contou a camaquense Andressa Silva, que esteve na lona com o companheiro, Saulo, e o casal de filhos, a Sara, de dois anos, e o Leonardo, de 5.
Algumas agendas do 8º Sesc Circo acontecem em escolas municipais e no Centro da cidade, mas é na “Prainha” onde ocorrem os principais espetáculos. No local, além da lona, um largo com foodtrucks e espaço para apresentações artísticas abertas está à disposição da comunidade. Todas as apresentações são gratuitas, com reserva de ingressos no site www.sesc-rs.com.br/sesccirco, pelo telefone (51) 3671-6492 ou na Unidade (Rua Marcírio Dias Longaray, 01), que funciona das 07h às 20h.
Sesc Circo – É um festival realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, que propõe apresentar uma diversidade e multiplicidade de linguagens e estéticas circenses, com espetáculos gratuitos para a comunidade, a fim de aproximá-la da cultura. O evento já contou com sete edições e proporciona um encontro entre artistas circenses de diferentes regiões do País e de fora com o público gaúcho. A oitava edição é realizada em parceria com a Prefeitura de Camaquã. A programação completa pode ser consultada no site www.sesc-rs.com.br/sesccirco e abaixo. Escolas ou grupos que se interessarem por agendar a participação podem fazer contato através do e-mail crondon@sesc-rs.com.br.