. .

Linguagem da mágica estará em debate no Sesc Dramaturgias com Ricardo Malerbi

Ilusionista de São Paulo ministra capacitação virtual e gratuita

A linguagem artística da mágica será explorada na próxima edição do Sesc Dramaturgias. Com encontros virtuais pela plataforma Zoom, de 22 a 26 novembro, o mágico Ricardo Malerbi ministra a oficina Primeiros Passos Invisíveis. São cinco dias de uma capacitação gratuita que trabalhará a dramaturgia desta arte circense com técnicas, montagem de cenas, ilusionismo e a concentração. As inscrições podem ser feitas pelo site www.sesc-rs.com.br/sescdramaturgias

Voltada a alunos e profissionais na área circense com 15 anos ou mais, a oficina realizada pelo Sesc Santa Maria acontece das 9h às 13h. O paulista Malerbi acredita que a atuação pensada juntamente com o ilusionismo, aliados a altos níveis de atenção e tensão, formam um conjunto capaz de envolver e surpreender o público. Debater com os alunos sobre as diferentes linguagens da dramaturgia na mágica e os efeitos delas nos espectadores é a proposta do projeto. 

Ricardo Malerbi tem 21 anos de jornada nos palcos, desde a sua formação como mágico pela Academia Brasileira de Artes Mágicas em 2000. Também fez graduação em Comunicação e Artes do Corpo com habilitação em performance em 2006 na PUC-SP, o que deu início a uma trajetória de pesquisa ininterrupta, um dos focos do seu trabalho, sobre o hibridismo entre a arte mágica e as demais modalidades cênicas. Já esteve em mais de 500 cidades no Brasil e no mundo, tendo circulado por países como Marrocos, Jordânia, Israel, Egito, Espanha e França. Junto com o Sesc/RS, esteve presente nas duas últimas edições do Sesc Circo, uma presencial em Santa Maria e outra virtual. 

Em 2021, o projeto Sesc Dramaturgias completa 23 anos de existência, consolidando-se como uma ação formativa experimental e continuada, que leva a diversos estados do país oficinas para promover vivências e análises sobre as linguagens artísticas da leitura, escrita, atuação, dança, luz e do circo. Possibilita intercâmbio entre coletivos cênicos, estudantes e profissionais altamente qualificados.

 

Sesc Dramaturgias – Oficina Primeiros Passos Invisíveis

 

Datas: 22, 23, 24, 25 e 25 de novembro

Horário: das 9h às 13h

Ministrante: Ricardo Malerbi (SP)

 

Plataforma: Zoom (link será enviado para os inscritos)

Inscrições: gratuitas e limitadas pelo site www.sesc-rs.com.br/sescdramaturgias

Público-alvo: alunos e profissionais circenses

Classificação etária: 15 anos

 

Sinopse: A mágica pode ser apresentada apenas como números, causando sensações de realizações de feitos impossíveis. Esta habilidade, dentre as artes vivas, só é possível de se causar com técnicas de ilusionismo. Logo, tal efeito acaba por ser único para guiar dramaturgias a certos níveis de atenção (e tensão). Quando a cena necessita acessar esses níveis, o ilusionismo entra como um elemento técnico que alcança a construção de signos e respostas de sensações ímpares para composições cênicas. Em outras palavras, a dramaturgia clássica, quando pensada aliada ao ilusionismo, traz ilusões a serviço de uma história ou história que perpasse por ilusões, capaz de tratar de assuntos existenciais, misteriosos e até sobre o que possa ser impossível. Já a dramaturgia não clássica, quando aliada às artes mágicas, ganha força na construção de sentidos subjetivos na composição da linha guia de sensações de seu público-alvo.