Em parceria com o Sesc, Projeto Veranico de Maio leva cinema inclusivo com Charlie Chaplin a Farroupilha
Mostra gratuita promovida pela Varsóvia Educação e Cultura estreou com o clássico “O Circo” na última quinta-feira, 15/05Com foco na democratização do acesso à cultura e ao cinema, o projeto Veranico de Maio, desdobramento do já conhecido Cinema de Verão, iniciou sua circulação na última quinta-feira, 15 de maio, em Farroupilha, em parceria com o Sesc. A programação gratuita contou com a exibição do clássico “O Circo”, de Charlie Chaplin, e segue ao longo do mês por outras cinco cidades da Serra Gaúcha: Carlos Barbosa, Flores da Cunha, São Marcos, Caxias do Sul e Cambará do Sul.
Promovido pela Varsóvia Educação e Cultura, o projeto propõe sessões acessíveis e inclusivas, com destaque para espaços como APAEs e unidades do Sesc. A proposta busca aproximar diferentes públicos da linguagem cinematográfica por meio de obras atemporais que combinam humor, crítica social e sensibilidade.
Com o icônico Chaplin no papel de um artista que tenta se encaixar em um circo enquanto enfrenta situações cômicas e delicadas, “O Circo” convida o público a uma experiência poética e universal, reforçando a capacidade do cinema de emocionar e gerar reflexão em qualquer tempo. As sessões são abertas à comunidade, com foco especial em promover a inclusão cultural de públicos muitas vezes afastados do circuito tradicional das artes.
Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.