. .

Dia Nacional da Biblioteca: Unidades do Sesc oferecem acervo para a comunidade

Consulta de livros, revistas e acesso à Internet são disponibilizados nos locais

Neste Dia Nacional da Biblioteca (09/04), o Sistema Fecomércio-RS/Sesc lembra que são disponibilizadas 20 bibliotecas fixas e três móveis para as comunidades do Rio Grande do Sul, com opções para todas as faixas etárias. Nos locais, é possível ter acesso ao acervo de livros, revistas e acesso à Internet. Todos os serviços oferecidos são gratuitos para a comunidade. Além de disponibilizarem obras, as Bibliotecas proporcionam atividades culturais e literárias gratuitas, a fim de atrair mais pessoas ao contato com a arte e a leitura. Na Capital e Região Metropolitana, as Unidades Móveis de Biblioteca, as BiblioSesc, também circulam.

Somente em 2018, a rede de Bibliotecas do Sesc/RS somou 190.799 retiradas de livros em todo Estado. A maioria das obras é de gênero infanto-juvenil, com 33,8% de procura, seguida de gibis, mangás e revistas, com 25%, e literatura brasileira, com 13,3%. Livros espíritas (5,87%) e de autoajuda (2,1%) também tiveram espaço entre as leituras dos gaúchos. Os demais empréstimos se referem a outras literaturas estrangeiras, como espanhola, francesa, italiana, francesa, americana e inglesa.

As Unidades fixas de Biblioteca localizam-se nas cidades de Bagé, Cachoeirinha, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Chuí, Erechim, Frederico Westphalen, Gravataí Fixa, Ijuí, Lajeado, Passo Fundo, Porto Alegre (Centro e Navegantes), Santa Cruz do Sul, Santana do Livramento, Taquara, Torres, Tramandaí e Uruguaiana. Já os caminhões BiblioSesc circulam ao longo do ano em Canoas, Porto Alegre, Gravataí e cidades vizinhas. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.sesc-rs.com.br/cultura/bibliotecas.