. .

Dia do Voluntariado: Pequenas ações para um mundo melhor

Colaboradores engajaram-se no 1º Desafio Sesc de Voluntariado e proporcionaram melhorias em instituição de educação infantil de Porto Alegre
Foto: Gabriel da Rocha Ações foram viabilizadas por grupo de voluntários do Sesc

Os alunos da Instituição de Educação Infantil Piu Piu, da Zona Leste de Porto Alegre, tiveram uma surpresa ao chegar à escola na manhã desta segunda-feira (04/12). Espaços reformados e ainda mais acolhedores, melhorias realizadas por um grupo de voluntários que participaram do 1º Desafio Sesc de Voluntariado, primeira ação de voluntariado corporativo da instituição.

Os olhares curiosos e brilhantes dos pequenos traduziam o resultado da ação. No último sábado (02/12), o grupo de voluntários, formado por colaboradores do Sesc/RS, amigos, parceiros e ex-alunos do Curso de Preparação para o Voluntariado – realizado pelo Programa Sesc de Voluntariado, promoveu uma verdadeira invasão do bem na escola e, já no início da manhã, pôs as mãos na massa – ou melhor, na tinta, na terra, nos tecidos e na madeira. Ao longo do dia, foram confeccionadas capas para os 60 colchonetes, montada uma horta vertical com garrafas PET e customização de um armário com jeans. O refeitório recebeu estruturas para colocação de forro e ajustes da parte elétrica. O muro de entrada da escola foi grafitado. Foram pintadas as paredes da horta, do refeitório e da sala multiuso, que também recebeu a arte do grafiteiro Jackson Brum e alguns brinquedos novos. Além disso, as funcionárias da escola tiveram momentos de bem-estar com manicure, maquiagem, massagem e alongamento proporcionado pelos voluntários.

“Chegamos aqui pensando que íamos trabalhar e vocês fazem isso por nós. Nossa, estamos nas nuvens”, comemorou a educadora Geórgia Lopes. Ela também celebrou a ação feita para as crianças: “Muito do que eles têm é o que a gente aqui da escola consegue proporcionar e essa mudança com certeza vai trazer mais alegria para eles”.

Toda a ação teve início com a escolha de um local que pudesse receber a atividade, a Instituição de Educação Infantil Piu Piu, que também é atendida pelo Programa Mesa Brasil Sesc, foi selecionada após a visita dos coordenadores do Desafio, Luciana Basile e Eduardo Schmitz. Para Luciana, a atividade superou todas as expectativas. “As pessoas simplesmente se entregaram nesse dia. Mais que doação, o desafio mostrou o verdadeiro significado do voluntariado: transformação!”, vibrou.

“Trabalho há mais de vinte anos na parte pedagógica da escola e aos poucos eu fui assumindo as coisas por aqui e ver tudo o que vocês estão proporcionando, tanto com o Mesa Brasil, quanto com essa ação me deixa sem palavras. A gente precisava fazer as melhorias no refeitório logo para conseguirmos o alvará de saúde e tudo se encaixou perfeitamente. Vocês chegaram no momento em que mais precisávamos e não temos como agradecer. Realmente o Sesc é formado por pessoas humanas, com um coração enorme. Não vimos ninguém parado aqui no sábado, estavam todos completamente engajados e nós só temos a agradecer por tudo o que estão proporcionando às nossas crianças”, emocionou-se Jussara Beckstin da Silva, responsável pela Escola.

Também foram parceiros do 1º Desafio Sesc de Voluntariado, a Krim Bureau com a doação das placas para identificação dos espaços da escola, a Charlie Brownie que adoçou a tarde das equipes e a Distribuidora Gallego que cedeu alguns cestos utilizados na organização da sala multiuso. A ação conta ainda com um vídeo realizado pelos voluntários Paloma Galliac (imagens) e Gabriel da Rocha (montagem).