. .

Dia do Voluntariado: conheça ações do Sesc/RS para ajudar a população em vulnerabilidade a enfrentar a pandemia

Com integrantes em todo o estado, o Programa Sesc de Voluntariado segue mobilizado para levar conforto e recursos a quem precisa

O Dia do Voluntariado, comemorado em 28 de agosto, ganha um significado especial neste ano. A data é um momento para celebrar uma atividade que ganhou ainda mais importância com a chegada da pandemia. No Sesc/RS, esse trabalho é desenvolvido pelos integrantes do Programa Sesc de Voluntariado, que seguem se mobilizando para levar máscaras, alimentos, produtos de higiene, agasalhos e conforto para quem precisa de apoio neste momento. Além de organizar e desenvolver ações durante todo o ano, o programa proporciona formação e acompanhamento técnico para voluntários e entidades sociais.

Entre as atividades oferecidas para qualificar o trabalho de quem opta por contribuir com seu tempo por uma boa causa estão o Curso de Preparação para o Voluntariado, a Oficina de Gestão de Voluntariado, a palestra Preparando sua Organização para o Trabalho Voluntário e a Oficina de Ação Voluntária. No site www.sesc-rs.com.br/acaosocial/voluntariado há um espaço que indica onde há vagas para voluntários. Veja abaixo ações que estão sendo feitas por esta rede de solidariedade durante o período de enfrentamento à Covid-19.

Produção de máscaras

Para ampliar o acesso ao equipamento de proteção, o Sesc/RS criou o projeto Amor em Forma de Máscara: Vista essa Ideia, que une a habilidade de quem costura e a disposição de quem doa tecidos e elásticos para a confecção. Participam desta ação os integrantes do Voluntariado e da Maturidade Ativa, que recebem os materiais em casa e fazem as máscaras. Depois de prontas, elas são recolhidas por colaboradores do Sesc/RS e distribuídas a instituições. Em Porto Alegre, o projeto é capitaneado pelo Sesc Comunidade, tem participação também do Mesa Brasil e do Envolva-se e já distribuiu mais de 4 mil máscaras a entidades sociais e comunidades indígenas de Porto Alegre e Região Metropolitana.

Campanha do agasalho e confecção de mantas

Neste ano, a tradicional Campanha do Agasalho do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac se reinventou para possibilitar que a comunidade fizesse suas doações com segurança. Em várias cidades, foram montados drive-thrus em que as pessoas podem entregar roupas, cobertores e calçados sem sair do carro. Na Capital, o grupo Pedacinhos de Amor, que produz mantas para ajudar a aquecer pessoas em situação de vulnerabilidade, produziu mais de 70 cobertas no período de enfrentamento à Covid-19.

Produção de sabão

A higienização correta das mãos é uma das ferramentas determinantes para a prevenção da Covid-19, e é por esse motivo que integrantes do Programa Sesc de Voluntariado passaram a produzir sabão para doar para comunidades carentes de Erechim. Em São Borja, o grupo da Maturidade Ativa também confeccionou mais de 100 barras, que foram destinadas à Escola Municipal República Argentina.

Arrecadação de alimentos

O Mesa Brasil Sesc, que atua em sete regiões do Estado, ampliou as ações com empresas e poder público para atender o aumento de demanda durante a pandemia. Entre os novos parceiros, estão a Uber Eats, que doou 26.700 refeições prontas para distribuição a entidades da Capital, e o Carrefour, que já disponibilizou 3 mil cartões de vale alimentação para serem repassados a famílias economicamente vulneráveis de Porto Alegre e da Região Metropolitana. Também foram realizadas lives com artistas de diversas regiões do estado, nas quais foram arrecadadas alimentos por meio da doação do público.

Homenagem aos trabalhadores de serviços essenciais

Em Santa Maria, o movimento #EstamosComVocê prestou agradecimento a cerca de mil profissionais de serviços essenciais que não pararam de trabalhar durante a pandemia. Desenvolvidas por 15 membros do Programa de Voluntariado, as ações em homenagem a bombeiros, profissionais da saúde e garis contaram também com a participação de membros da Maturidade Ativa e crianças atendidas no Centro Social e Cultural Vicente Pallotti, que demonstraram sua gratidão por meio de cartas.

Incentivo ao voluntariado durante a pandemia

Para estimular a troca de experiências e incentivar quem quer fazer trabalho humanitário e não sabe como, a Semana do Voluntariado trouxe o tema Voluntariado na pandemia: é possível?, com o depoimento de voluntários e assistentes sociais sobre as ações que eles têm desenvolvido neste período. A live de encerramento ocorre nesta sexta-feira (28), às 16h, no Facebook (www.facebook.com/sescrs). As palestras que já foram exibidas seguem disponíveis no canal do Sesc/RS no YouTube (www.youtube.com/sescrs) e no Facebook.