. .

1º Fórum de Sustentabilidade em Cruz Alta traz olhar para futuro com ações no presente

Evento ocorre no dia 27 de setembro, na Casa de Cultura Justino Martins
Foto: Daiana Berto

Cruz Alta recebe, no dia 27 de setembro, a primeira edição do Fórum de Sustentabilidade. O evento, realizado pelo Sesc Cruz Alta, que ocorre a partir das 13h30, será realizado na Casa de Cultura Justino Martins (Rua General Osório, 1415). Com o tema “Olhando para o futuro e mudando o presente”, a atividade é aberta a comunidade, mediante inscrição, que pode ser realizada até o dia 26 de setembro pelo site do Sesc/RS (http://guia.sesc-rs.com.br/producao/gx_producaosescseg/hcercursoinscricao.aspx?3%20%0D). No dia do evento, é necessária a doação de 01 kg de alimento não perecível, que será destinado à campanha Prato Cheio do Programa Mesa Brasil Sesc. O público-alvo deste evento são pessoas de todas as idades, estudantes de ensino médio, técnico e universitários bem como a comunidade de geral. Para participar basta fazer a inscrição no site. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3322-7040, no site www.sesc-rs.com.br/cruz_alta e na página www.facebook.com/sesccruzalta

O encontro busca trazer reflexões sobre o que fazer hoje, pensando no futuro, no âmbito a sustentabilidade. O Fórum contará com palestras e oficinas. Na primeira parte, no período da tarde, Eduardo Danilo Schmitz, gerente do Sesc Comunidade, abre a programação com a palestra “Gerontologia ambiental: Como o envelhecimento impacta no ambiente”. Na sequência, serão apresentados cases da Inatecsocial, agente facilitador que procura incentivar processos e políticas de integração, possibilitando a formação técnico-científica, através de ações sustentáveis e do projeto Profissão Catador, que busca constituir uma rede de comercialização de materiais recicláveis, com o objetivo de fortalecer a organização econômica e social dos catadores de materiais recicláveis do município de Cruz Alta. Paralelamente às atividades, serão realizadas oficinas de voluntariado. Na parte da noite, as palestrantes Julia Caon Froeder e Adriane Moraes trarão os temas “ODS: por onde começar?” e “As novas profissões do futuro”, respectivamente.

Sobre o Sesc – O Rio Grande do Sul tem aproximadamente 1,6 milhão de trabalhadores no comércio de bens, serviços e turismo, e a presença de 570 mil empresas no setor. Toda essa movimentação de trabalho e renda responde atualmente por 51% do PIB do Estado. Para todos esses trabalhadores e empresários, o Serviço Social do Comércio desenvolve há 71 anos um trabalho focado no estímulo ao bem-estar social. Ações de saúde, cultura, esporte, lazer, ação social, educação e turismo são desenvolvidas pela Instituição nos 497 municípios gaúchos, com o propósito de cuidar, emocionar e fazer pessoas felizes. Desta forma, o Sesc/RS desempenha desde 1946 o papel social, assim como o Senac/RS o da qualificação profissional do Sistema Fecomércio-RS, que atua em âmbito econômico, político e social pela constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. Acesse outras informações pelo www.sesc-rs.com.br.

1º Fórum de Sustentabilidade de Cruz Alta

Data: 27/09/2018

Local: Casa de Cultura Justino Martins (Rua General Osório, 1415)

 

 

Horário: 13h30 às 22h

Tema: Olhando para o futuro e mudando o presente
Entrada franca, mediante inscrição no site e doação de 1kg de alimento não perecível.

 

PROGRAMAÇÃO:

13h30 – Credenciamento
14h – Abertura
14h30 – Gerontologia ambiental: Como o envelhecimento impacta no ambiente, com Eduardo Schmitz
16h – Cases Inatecsocial e Profissão Catador
17h – Encerramento

Programação paralela: Oficinas de voluntariado
18h30 – Credenciamento
19h – ODS: por onde começar? Com Julia Caon Froeder
20h – As novas profissões do futuro, com Adriane Moraes