Atividade física em equilíbrio no verão e no restante do ano
Conhecer seus limites, bom senso e alimentação balanceada fazem a diferençaÉ com o foco no verão que a maioria das pessoas se preocupam com a boa forma e praticam atividades físicas ao ar livre, nas praias, e lotam as academias. Mas o que poderia ser feito durante todo o ano acaba acontecendo apenas na estação mais quente. Os “atletas de verão” e “de final de semana” aproveitam o calor para colocar em dia a rotina de uma vida saudável. Mas esquecem de um detalhe muito importante, que a técnica de Esporte e Lazer do Sesc Navegantes, Michele Bittencourt Silveira, reforça: o primeiro passo é procurar um médico. “É uma dica simples, mas grande parte das pessoas não leva a sério. Antes de começar um programa de exercícios físicos, é necessário ter bom senso e não exigir mais do que o corpo consegue”, destaca Michele.
Detalhes que fazem a diferença
Se você está começando um treinamento ou se já está em um nível mais avançado, fique atento a outras dicas que Michele compartilha para aproveitar melhor o seu tempo se está na praia:
* Areia fofa: Preste atenção na areia da praia. Quanto mais fofa for, maior a exigência muscular, e consequentemente seu desgaste. Tudo vai depender do nível de adaptação da pessoa para a atividade que está se propondo a fazer.
* Tênis ou descalço? Para quem já prática atividades, estar descalço na areia fofa é o mais indicado. Para quem está iniciando seus exercícios físicos, recomenda-se o uso de tênis, principalmente, para atividade que percorrem longas distâncias como a corrida, por exemplo.
Mesmo acostumado com uma rotina intensa de atividades físicas é necessário ter uma regularidade na prática. É o que destaca Valquiria Stagiari Guterres, 42 anos, que joga vôlei de areia desde 2009: “Durante o inverno os treinos são diários em quadras fechadas ou em parques com duração de duas horas. No verão, passam a ser três vezes na semana, pois participo das etapas locais do Circuito Verão Sesc de Esportes”. Marcos da Rosa Wurdig, 38 anos, também faz parte desse grupo e o preparo é constante. “No decorrer do ano, o foco é no condicionamento. Além dos treinos de vôlei, a corrida faz parte da minha rotina”, destaca Wurdig.
Alimentação e hidratação
Junto com a atividade física, é preciso ter equilíbrio também na alimentação e na hidratação do corpo. A nutricionista do Mesa Brasil Sesc Ana Carolina Dedavid Ferreira destaca algumas dicas, como não fazer exercícios em jejum e dar prioridade por uma alimentação balanceada. “É preciso manter um equilíbrio entre frutas, verduras, legumes e carnes. Quem gosta de massas, mas busca por outra opção, pode substituir por uma batata recheada”, aponta a nutricionista.
A atleta Valquiria acrescenta que tem um cuidado o ano todo com suas refeições. “O vôlei de praia exige que tenhamos uma alimentação regrada sem frituras, por exemplo. É uma questão de escolha”, afirma.
A hidratação não deve ficar de lado nunca. “Beber bastante água é muito importante, pois refresca e ajuda na recuperação do corpo após uma atividade intensa”, ressalta Ana Carolina. Já a técnica em Esporte e Lazer Michele sugere bebidas isotônicas após exercícios intensos, quando perdemos sais minerais em grande quantidade.
Bem-estar através do esporte
Tanto Valquiria quanto Marcos participam do Circuito Verão Sesc de Esportes desde 2007, e é por meio dele que mantêm um estímulo para seguir em frente com o esporte. “Escolhi o vôlei por ser algo que gosto, me dá prazer isso e é muito importante. A prática também é um momento para cuidar de mim, são aquelas duas horas que me fazem esquecer os problemas e curtir. E os jogos do Circuito são uma forma de concretizar o resultado dos treinos”, afirma Valquiria.
O evento já está na sua 16ª edição e tem como objetivo promover o bem-estar e estimular a prática de exercícios físicos. As etapas locais são concentradas em 23 Unidades do Sesc do Rio Grande do Sul: Alegrete, Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Camaquã, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Farroupilha, Frederico Westphalen, Ijuí, Lajeado, Montenegro, Navegantes (Porto Alegre), Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, Santana do Livramento, Torres e Tramandaí.
As modalidades disputadas variam entre: Basquete de Areia masculino e feminino, Beach Soccer masculino e feminino, Handebol de Areia masculino e feminino, Voleibol de Duplas masculino e feminino, Futevôlei masculino e Beach Câmbio misto. O Circuito Verão Sesc de Esportes é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc e conta com o apoio das Prefeitura Municipais e Clubes Sociais.
Neste ano, a final estadual está programada para os dias 11 e 12 de março, em Torres. A atração cultural do evento será a banda Titãs, que farão show gratuito na noite de 11 de março. O espetáculo será aberto ao público, na Praça da SAPT (Praia dos Molhes – Av. Beira Mar, s/n), com realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e apoio da Prefeitura Municipal de Torres. A apresentação será a partir das 21h, com show de abertura de Claus e Vanessa.