. .

7ª Mostra Sonora Brasil Sesc no Rio Grande do Sul - Webinar “Sonoridades Sulinas”

Data: 24/09/2021

Local: Inscrições: são gratuitas e podem ser feitas até 22 de setembro no site www.sesc-rs.com.br/sonorabrasil ou no link: https://sescnet.sesc-rs.com.br/producao/sescnet/hcercursoinscricao.aspx?9

A doutora em etnomusicologia, musicista e compositora Clarissa Ferreira irá apresentar os resultados de suas pesquisas de criação artística e pesquisa, que investigam as representações de identidade a partir da música regional gaúcha no ambiente cultural dos festivais nativistas e no mercado fonográfico atual independente. Serão levantadas questões como: as formas que são desenvolvidos os ritmos do prata nas composições atuais gaúchas; as representações das mulheres na música gaúcha; o papel da arte e da cultura na formação das identidades e comportamentos sociais; a mídia e as políticas culturais nas formações das identidades regionais; e o papel do cientista pesquisador de cultura e do artista na atualidade. No encerramento, será realizado um pocket show com composições autorais de Clarrisa, que trazem reflexões sobre a cultura regional e representações ressignificadas sobre o feminino na tradição gaúcha.

Mediação: Andressa Pagnussat de Quadros, agente de Cultura e Lazer Sesc Passo Fundo. Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Rádio, TV e Vídeo. Especialista em Cultura e Comunicação. Gestora e Produtora Cultural, há mais de 20 anos. Palestrante e avaliadora de concursos culturais do MTG e avaliadora de editais públicos de cultura de Passo Fundo.

Participante: Clarissa Ferreira (violinista xucra cyborg, etnomusicóloga, pesquisadora e compositora de Bagé. Bacharela em violino (UFPEL), mestra (UFRGS) e doutora (UNIRIO) em Etnomusicologia. Musicista de formação violinística eurocêntrica que se desgarrou para buscar outras formas de compreender o instrumento.