. .

7ª Mostra Sonora Brasil Sesc no Rio Grande do Sul - Webinar “Transversalidades Contemporâneas da Arte Indígena”

Data: 23/09/2021

Local: Inscrições: são gratuitas e podem ser feitas até 22 de setembro no site www.sesc-rs.com.br/sonorabrasil ou no link: https://sescnet.sesc-rs.com.br/producao/sescnet/hcercursoinscricao.aspx?9

15h – Webinar “Transversalidades Contemporâneas da Arte Indígena”

O encontro percorre as trajetórias dos convidados, partindo de suas ancestralidades e as linguagens artísticas que atuam. Busca abordar as conexões, diálogos e uso da arte como artivismo e ferramenta social na quebra de paradigmas e preconceitos, na perspectiva de mercado e frente ao olhar não indígena. 

Mediação: Eduardo Schaan (formado em Letras, é mestre em Antropologia Social pela UFRGS. Foi ministrante de oficinas e curador da Mostra Fotográfica Ore Reko Regua. Co-diretor do curta-metragem “Um Corpo São”. Trabalhou na equipe de curadoria e produção da I e II Mostra Tela Indígena)

Participantes:

Vãngri Kaingang: artista plástica com ênfase no grafismo e na ilustração que retrata a indigeneidade do brasileiro, especialmente do povo Kaingang. Realizou trabalhos gráficos indígenas para a Rede Globo entre 2010 e 2011. Atualmente, realiza oficinas de tecelagem para aldeias indígenas do Rio Grande do Sul.

Ariel Kuaray Ortega: cineasta indígena da etnia Mbyá-Guarani. Atualmente, mora na Aldeia Ko’enju, em São Miguel das Missões (RS). Integra o Coletivo Mbyá-Guarani de Cinema, que foi criado em 2007 durante a primeira oficina de vídeo realizada nesse contexto.

Patrick Oderiê: indígena da etnia Charrúa, não-binárie, produtor  musical e audiovisual. É ARTivista pela transmissão das narrativas dos povos originários, usando do corpo-território como instrumento da expressão da sua ancestralidade, abordando uma linguagem anti-colonial e anti-racista para levar informação e retomar os territórios, saberes e tecnologias dos povos.