. .

7ª Mostra Sonora Brasil Sesc no Rio Grande do Sul - Documentário Musical do Grupo Teko Guarani, do Povo Mbyá-Guarani (Porto Alegre/ RS)

Data: 22/09/2021

Local: Exibição: YouTube do Sesc/RS (www.youtube.com/sescrs)

O grupo Teko Guarani está localizado na Aldeia Tekoa Anhetenguá, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, onde vivem 16 famílias Mbyá-Guarani. É um coral infanto-juvenil que tem por característica a força e o brilho vocal.  Utilizam o mbaraká, um violão com cinco cordas, em que cada uma representa uma divindade Mbyá: Tupã, Kuaray, Karaí, Jakairá e Tupã Mirim. O ravé (violino/rabeca) possui três cordas e segundo alguns relatos é um instrumento de invenção indígena, posteriormente aperfeiçoado pelos juruá (não indígenas). O mbaraká miri (chocalho) e o angu’á pú (tambor) têm funções primordiais na sustentação do andamento e ritmo musicais, além da importância no estabelecimento da conexão com as divindades.

Integrantes: Cacique José Cirilo Pires Morínico, Maria Eugênia Ramos, Patricia Ramos Morinico, Verá Mirim Nunes Morinico, Jerá Mirim Duarte Morinico, Arnildo Gonçalves, Joanita Espindola Gonçalves, Estela Espindola Gonçalves, Maria de Fátima Morinico, Valentina Morinico e Sérgio Ramos Morinico.