. .

6º Sesc Mulher: Literatura e sessão de cinema estão na agenda

Com entrada franca as atividades acontecem no Sesc Centro, em Porto Alegre

Durante a próxima semana, em Porto Alegre, a programação cultural do 6º Sesc Mulher tem como destaque o Clube de Leitura Sesc Centro, com “Leituras Poéticas: A Mulher e a Poesia”. A atividade é gratuita e acontece no dia 28 de março (quarta), no Espaço Saber e Lazer Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665 – térreo), às 16h. Mais informações podem ser obtidas no telefone (51) 3284-2070, no site www.sesc-rs.com.br/centro e na página www.facebook.com/sescportoalegre.

Além disso, na segunda-feira (26/03), tem sessão de cinema com o filme “De Pernas pro Ar 2”, às 12h30, no Teatro do Sesc Centro, com entrada franca. E a exposição coletiva “Fissuras Da Paisagem: enredos de quatro mulheres”, segue até o dia 9 de abril. Com curadoria de Daniela Pinheiro Machado Kern, Os trabalhos de Lilian Maus, Natália Leite, Durvalina Celestino e Claudina Pereira (in memoriam) podem ser visto no Café Sesc Centro, de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos finais de semana, 1h antes de cada apresentação do Teatro. Bem como no Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (Estação Mercado da Trensurb), das 8h às 00h.

Ao longo do mês de março, o público também poderá exercer sua solidariedade: o Sesc Centro receberá doações de café em pó, que será revertido para a Casa do Artista Rio-Grandense. Confira abaixo a programação completa do 6º Sesc Mulher.

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parteCriado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

 

6º Sesc Mulher – Porto Alegre

De 08 de março a 09 de abril

 

Até 09/04

Exposição Coletiva: “Fissuras Da Paisagem: enredos de quatro mulheres”

Lilian Maus, Natália Leite, Durvalina Celestino e Claudina Pereira (in memoriam), com curadoria de Daniela Pinheiro Machado Kern (RS)

Locais: Café Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665) e Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (estação Mercado da Trensurb)

Horários: 8h às 20h – no Café Sesc Centro segunda a sexta – aos finais de semana, 1h antes de cada apresentação do teatro) e das 8h às 24h – no Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos

Sinopse: Um diálogo visual entre quatro mulheres fortes. Uma conversa que envolve cores, formas, linhas e métodos de se criar mundos quando se está internado, desde muito cedo, em um mundo outro, o Hospital Psiquiátrico São Pedro. O que encontramos em tal diálogo proposto pela exposição FISSURAS DA PAISAGEM é sempre o inesperado, o que escapa ao controle, como as marcas de mofo nos bordados de Natália Leite; as manchas de guache das pinturas de Dorvalina Souza; e a prosa libertadora e perspicaz das agendas de Claudina Pereira. Lilian Maus mergulhou nesse mundo outro ao se deixar impregnar pelas obras dessas três artistas, tanto pelas cores que escolhe para suas pinturas, quanto pelos temas. O resultado é uma paisagem interior de escuta, que reage a paisagens interiores de limite desconhecido, de liberdade batalhada, conquistada e sempre em expansão. Afinal, não é à toa que Claudina se coloca no lugar de um pássaro: “Sou ave sem ninho com todos os seus sinônimos”.

Classificação: livre

 

26/03

Filme: De Pernas pro Ar 2

Local: Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665)

Horário: 12h30

Gênero: Comédia

Direção: Glauber Filho e Halder Gomes

Ano: 2010

Sinopse: Alice é uma mulher workaholic que tenta se equilibrar entre a rotina do trabalho e a família. Depois de perder o emprego e o marido, Alice vai descobrir com a ajuda da vizinha Marcela que é possível ser uma profissional de sucesso sem deixar os prazeres da vida de lado. O filme discute com leveza e humor os deliciosos conflitos das mulheres modernas.

Classificação: 14 anos

Duração: 98 minutos

 

 

28/03

Clube de Leitura Sesc Centro

Leituras poéticas: A mulher e a poesia

Local: Espaço Saber e Lazer Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665)

Horário: 16h

Sinopse: Clube de leitura Sesc Centro em homenagem ao Dia Mundial da Poesia e o Mês da Mulher, convida para Leituras Poéticas, onde leremos poesias escrita por poetas mulheres. Traga sua poesia e venha ler conosco.

Classificação: livre

Duração: 90 minutos

Entrada Franca

 

 

10/04

Oficina Mulheragem

Com Mulheragem (RS)

Local: Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665)

Horários: 14h às 16h

Sinopse: a mandala de atrizes que compõem essa seleção de solos, recebe mulheres para um exercício de vivência teatral e encontro. Abertura – acolhimento, roda, conversa informal sobre os processos de cada atriz e as motivações de cada solo, cada uma das mulheres citadas na composição do MULHERAGEM, troca, sensações. Qual a mulher que mais te inspira? até onde tu conhece da tua linhagem feminina? Quem é você agora? roda e canções. ritual. Segunda parte – vivência prática; apropriação e percepção do corpo; jogos teatrais; improvisações sobre as inspirações e ponderações feitas na abertura da oficina. Mais mulheres lembradas, jogo de cena, jogo de lembrar, memória.

Classificação: livre (mulheres de todas as idades podem se inscrever)

Duração: 2 horas

Inscrições: encerradas