Domingo, 17 de Março de 2017

Sesc Campestre oferece passeio em trilha ecológica na Capital

Área de 24 hectares, sendo 240 mil metros quadrados de mata nativa, Eco Trilha Sesc é uma opção de lazer e turismo

Mais que prédios e asfalto, Porto Alegre também é feita de natureza. Para quem vai à Capital gaúcha encontra um leque de opções de lazer no contexto urbano, entretanto, agora também é possível fazer um passeio ao ar livre em meio a uma mata nativa com mais de 240 mil metros quadrados, composta por flora e fauna diversificadas. O Sesc Campestre, localizado na Avenida Protásio Alves, 6.220, oferece uma área de aproximadamente 24 campos de futebol para quem curte caminhar em meio às árvores, como o plátano e o butiazeiro. Durante o trajeto, também é possível observar plantas e animais nativos: espécies como o gambá, a saracura e o gavião integram o cenário verde.


Segundo a coordenadora de Educação Complementar do Sesc/RS, Fernanda Moehlecke, a Eco Trilha Sesc é a única área verde com essas características citadas em meio à cidade de Porto Alegre e também funciona como uma alternativa de turismo consciente, que busca enfatizar a importância da preservação do meio ambiente. “O movimento da cidade contrasta com o silêncio e cantos dos pássaros, que só a natureza pode proporcionar”, afirma Fernanda Moehlecke. A trilha tem duração média de 30 minutos e pode ser feita de duas formas. A primeira é autoguiada, em um caminho demarcado dentro da mata, com placas explicativas.


A outra maneira é voltada principalmente às escolas, que são acompanhadas por um biólogo. As turmas podem percorrer o trecho demarcado e, na sequência, conhecer a dinâmica da compostagem (reciclagem de resíduos orgânicos), as hortas orgânica e aromática do Projeto Plantar e o viveiro. Além disso, os estudantes também têm a oportunidade de participar de oficinas e palestras sobre a importância da sustentabilidade. O projeto Eco Trilha Sesc tem a proposta de promover a troca de experiências e práticas para o desenvolvimento sustentável, fomentando um processo de mudança na relação com o consumo de recursos naturais, respeito ao meio ambiente e o progresso social de forma harmoniosa.


Os interessados em conhecer e vivenciar a Eco Trilha podem entrar em contato direto com o Sesc Campestre (Avenida Protásio Alves, 6220) pelo telefone (51) 3382.8834, e consultar a viabilidade de visita, considerando a trilha autoexplicativa e sem necessidade do acompanhamento de um guia. Mais informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/campestre e na página https://www.facebook.com/sescportoalegre.


 

Hotel Sesc Campestre/Porto Alegre – Localizado em uma área verde de 24 hectares dentro do Complexo de Lazer do Sesc Campestre (Av. Protásio Alves, 6220), o hotel possui restaurante, internet wi-fi no hall, pracinha infantil, sala de jogos, sala de TV com lareira, acesso à academia do Complexo de Lazer e estacionamento. Confira: http://www.sesc-rs.com.br/hoteis/campestre .

 

 

 

Categoria: EDUCAÇÃO COMPLEMENTAR / TURISMO

 

 

 
 
Eco Trilha Sesc e o turismo sustentável em Porto Alegre
Compartilhe |