SESC MAIS LEITURA

 

O projeto propõe oportunizar palestras e/ou apresentações literárias, selecionando profissionais como escritores, professores ou especialistas em determinadas áreas/temáticas que consideramos relevantes e significativas que tratam de Literatura, mas que também possuam algum viés artístico. Dessa forma, é possível trabalhar as temáticas de uma forma mais dinâmica e consequentemente menos expositiva, técnica ou tradicional, sem deixar de atrelar conhecimento de Literatura.

O projeto iniciou neste formato em 2012, com o objetivo de dinamizar o acervo das Bibliotecas da rede Sesc RS. Sempre pensando em divulgar as bibliotecas a um maior número de estudantes que são clientes potenciais dos nossos serviços. Muitas vezes, a Unidade que possui espaço próprio, disponibiliza a atividade dentro do Sesc para que os estudantes possam conhecer a biblioteca. O projeto também pode ser oferecido fora das Unidades do Sesc, ocupando auditórios das escolas mais próximas.

O projeto Sesc Mais Leitura trabalha a Literatura e dinamiza o acervo de livros da nossa rede de Bibliotecas, oportunizando livro, leitura e Literatura. O livro é disponibilizado pelas bibliotecas, a leitura é oferecida e instigada durante as palestras/apresentações e a Literatura é trabalhada na medida em que enriquecemos o repertório dos participantes através de gêneros diversos.

 

Estas atividade literária vinculada às bibliotecas estimula a formação de leitores menos pragmáticos e didáticos e abre para uma perspectiva mais cultural, procurando fidelizar estes leitores e mantê-los leitores mesmo quando não estão mais vinculados às escolas.

Confira as unidades participantes do Sesc:

SESC ALEGRETE
Rua dos Andradas, 71 - Fone (55) 3422.2129
pamaral@sesc-rs.com.br

SESC BAGÉ
Rua Barão do Triunfo, 1280 - Fone (53) 3242.7600
bibliotecabage@sesc-rs.com.br


SESC CACHOEIRINHA
Av. João Pessoa, 27 - Fone (51) 3439.1751
bibliotecacachoeirinha @sesc-rs.com.br


SESC CANOAS
Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro – Fone (51) 3456-2013
bibliotecacanoas@sesc-rs.com.br


SESC CARAZINHO
Av. Flores da Cunha, 1224 – Fone (54) 3331-2451/3331-2361
bibliotecacarazinho@sesc-rs.com.br


SESC CAXIAS DO SUL
Rua Moreira César, 2462 – Fone (54) 3221-5233/3221-5335/3221-5403
bibliotecacaxias@sesc-rs.com.br

SESC FREDERICO WESTPHALEN
Rua Arthur Milani, 854 - 1º andar – Centro – Fone (55) 3744-3076 / 3744-7450
bibliotecafrederico@sesc-rs.com.br


SESC GRAVATAÍ

Rua Anápio Gomes, 1241 – Fone (51) 3497-6174 / 3497-6118 / 3497-6239
bibliotecasescgravatai@sesc-rs.com.br


SESC LAJEADO
Rua Silva Jardim, 135 - Fone (51) 3714.2266 e (51) 3710-1970
bibliotecalajeado@sesc-rs.com.br


SESC NAVEGANTES - PORTO ALEGRE
Av. Brasil, 483 - Bairro Navegantes - Fone (51) 3342.5099
bibliotecanavegantes@sesc-rs.com.br


SESC PASSO FUNDO
Av. Brasil, 30 – Fone (54) 3313-4318/ 3311-9973
bibliotecapassofundo@sesc-rs.com.br


SESC SANTANA DO LIVRAMENTO
Rua Brigadeiro David Canabarro, 650 – Fone (55) 3242-3210/ 3242-3732
bibliotecalivramento@sesc-rs.com.br


SESC TAQUARA
Rua Júlio de Castilhos, 2835 – Fone (51) 3541-2022
bibliotecataquara@sesc-rs.com.br


SESC URUGUAIANA
Rua Flores da Cunha, 1984 – Fone (55) 3412-2482/3412-4624/3411-2433
bibliotecauruguaiana@sesc-rs.com.br



PROGRAMAÇÃO


Profissional: Vinícius Rodrigues

É doutorando em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sua dissertação de mestrado, intitulada HISTÓRIAS EM QUADRINHOS & ENSINO DE LITERATURA: POR UM PROJETO DE FORMAÇÃO DE LEITORES MENOS QUADRADO, apresenta os elementos essenciais que constituem seus maiores interesses de pesquisa, especialmente os diversos campos de trabalho relacionados às histórias em quadrinhos (HQs) e às narrativas gráficas. Foi um dos idealizadores e realizadores da Jornada de Estudos sobre Romances Gráficos - Edição Porto Alegre (PUCRS, 2012); é autor de artigos envolvendo narrativas gráficas & arte sequencial e também já ministrou oficinas sobre quadrinhos em escolas e faculdades, principalmente voltadas à abordagem das HQs no ensino e seus possíveis diálogos com a literatura e com o letramento literário. É professor de Literatura no Colégio Santa Cecília (Porto Alegre, RS) e no Colégio Santa Inês (Porto Alegre, RS). Atualmente, em seu doutorado em Literatura Brasileira pela UFRGS, desenvolve pesquisa acerca das possíveis marcas definidoras de uma pretensa poética do humor gráfico, estabelecendo relações entre a crônica e os quadrinhos. 

Tema: Contos de Terror - Edgar Allan Poe

Sinopse: A proposta da palestra é desenvolver o interesse e gosto pela leitura, apresentando os contos de Edgar Allan Poe. O foco será seus textos mais conhecidos: o poema o corvo e alguns de seus contos, além de alguns contos de mistério, como O gato preto, e de suspense psicológico, como Barril de Amontillado. Ao final, a atualidade da obra de Edgar Allan Poe será o destaque, através de filmes e minisséries que adaptam sua obra para cinema ou televisão.


Profissional: Christina Dias
Christina Dias nasceu em Porto Alegre em 1966.  Exerceu a profissão de professora e alfabetizadora até sua primeira publicação em 2004. Desde lá publicou livros para a infância e biografias, participou da Editora Casa Verde, compôs a diretoria da AGES-Associação Gaúcha de escritores e contribuiu para o portal Artistas Gaúchos como colunista. Algumas de suas obras: O Quadro de Andréa; O Galinheiro do Bartolomeu; O Mistério da Bola Castanho-vermelhada; O Armário do João de Barro; Albertina, A Vaca Estradeira; Aqui Dentro Há Um longe Imenso; Celina; A Montanha do Menino; Instruções Para Construir Uma Flor; Foi o que Coube na Mochila; O Monstro do Guaíba; Um Jardim Para Pétala; Aniversário do Tiltapes; Mensagem Para o Rei; Ninguém Aprende Samba no Colégio, entre outras.
Tema: Kombina - Ponto de Cultura Móvel
Sinopse: A Kombina se propõe a oferecer uma experiência única, criativa e participativa. Para tanto, desenvolve intervenções, oficina de artes plásticas e brincadeiras antigas e da cultura popular. Quatro projetos fazem parte das atividades da Kombina: Mini museu com obras da artista gaúcha Clara Pechasnky, onde é possível ver, interagir e se inspirar em releituras das imagens. Coleção Livros Únicos com curadoria de Marô Barbieri, em que dez escritores escreveram à mão livros para serem lidos no interior da Kombi. Fazem parte desta coleção os escritores Airton Ortiz, Carlos Urbim, Christina Dias, Dilan Camargo, Cintia Moscovich, Luis Paulo Faccioli, Ricardo Silvestrin, Marô Barbieri, Valesca de Assis e Caio Riter. Visitando o passado convida os participantes a reencontrarem antigos brinquedos e com eles a sua ancestralidade. Plante um poema é um espaço dedicado à leitura e audição dos poemas e letras de música do poeta Sérgio Napp que serve de inspiração para a criação de novos poemas. Na Kombina também é possível participar de uma oficina de arte e de escrita criativa a partir da exploração do totem de personagens grafitados criados pelo artista gráfico Lucas Vernieri. Brincar, criar, conhecer e se aventurar em novas experiências é a proposta da Kombina que conta com três oficineiros para iluminar os caminhos dos participantes e diminuir as distância entre a arte  e a vida das pessoas.

Profissional: Uili Bergamin
Uili Bergamin nasceu em 02/02/1979 em Bento Gonçalves. Reside em Caxias do Sul há 15 anos. É autor de 12 livros, dentre eles "O Sino do Campanário", coletânea de narrativas vencedora do Fundoprocultura 2005, que foi adaptada para o cinema. Também possui poemas publicados e obras infantojuvenis, como "A Ilha Mágica", "Bisbilhoteca", "A Mordaça" e "Cadê a Tampa?", amplamente adotados como leitura complementar obrigatória em escolas de todo o RS. Seu "Contos de Amores Vãos", lhe rendeu o título de Destaque Literário 2012, concedido pela Academia Caxiense de Letras, e foi eleito Livro do Mês na Jornada Literária de Passo Fundo 2013. Vencedor de dezenas de prêmios em nível nacional e internacional, Uili colabora para jornais e revistas da Serra Gaúcha, entre elas a Acontece Sul e Volare Club. Coordena rodas de leitura, ministra oficinas, palestras e participa de debates literários em escolas e feiras do livro de todo o estado. Já escreveu para diversos veículos de imprensa da Serra Gaúcha e apresentou o programa de TV "Café com Letras", pela TV Câmara Caxias.

Tema: Dom Quixote de la Mancha - Miguel de Cervantes

Sinopse: Em 2016 o mundo celebrará os 400 anos da morte de um dos maiores escritores de todos os tempos, o espanhol Miguel de Cervantes. Sua obra-prima, O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de la Mancha, foi eleita por uma comissão de críticos literários como o melhor livro de todos os tempos, além de ser considerada o marco fundador do romance contemporâneo. Em uma palestra lúdica, com auxílio de imagens, mapas, trechos da obra, serão apresentadas informações importantes sobre a vida do autor, seu objetivo, contexto histórico e estilo, além de um resumo da obra e uma análise crítica.


Profissional: Jéferson Assumção
Pós-doutorando no Programa de Pós-graduação em Literatura do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Humanidades y Ciencias Sociales - Filosofia pela Universidad de León (Unileón), Espanha, revalidado Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Tem Diploma de Estudios Avanzados en Filosofía (DEA), pela Unileón. Graduado em Filosofia - Licenciatura Plena pelo Centro Universitário La Salle, de Canoas-RS. Pesquisador e um dos líderes do Grupo de Pesquisa "Literatura e suas relações com outras áreas do conhecimento: José Ortega y Gasset - Ciência e Arte", no Departamento de Teoria Literária do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB). Na área da Gestão Cultural, foi assessor e Coordenador-Geral de Livro e Leitura do Ministério da Cultura (MinC) entre 2006 e 2008. Nos anos de 2009 e 2010, foi secretário municipal de Cultura de Canoas-RS. De 2011 a 2014 foi Secretário Adjunto de Estado da Cultura, do Rio Grande do Sul. Em 2015, foi Diretor de Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura. Em 2013 e 2014 foi conselheiro no Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC), do Ministério da Cultura. É escritor, com 20 livros publicados, entre Ficção e Literatura infantil e infanto-juvenil.

Tema: Ler para ver

Sinopse: A proposta da palestra é trabalhar a diferenciação entre leitura utilitária e cultural, leitura solitária e leitura solidária, leitura de textos impressos e leitura nos demais suportes, chamando a atenção para a perspectiva interpretativa autônoma do mundo em contraste com a leitura heterônoma, passiva, consumista, feita de fora.


 


Compartilhe |