LEITURA PARA TODOS: Doações de Livros

SOBRE A INICIATIVA:

Desde agosto do ano passado, o Sistema Fecomércio-PR/Sesc/Senac mobilizou o Estado em uma corrente de doações de livros com o intuito de amenizar os impactos das enchentes e auxiliar na reconstrução de bibliotecas e acervos literários afetados pelas chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul.

Os exemplares somam cerca de 30 toneladas de diversos segmentos. São livros novos ou em bom estado de conservação de gêneros como literatura infanto-juvenil, quadrinhos, teoria literária, artes visuais, cultura, filosofia, cinema, teatro e biografias que passaram por uma triagem com o intuito de garantir a boa qualidade dos materiais.

A operação desta iniciativa é do Sesc/RS por meio da Gerência de Cultura que também estará à frente do levantamento e seleção das centenas de instituições que poderão ser beneficiadas. A ação também contará com a divulgação da Rede de Bibliotecas do Sesc gaúcho.

SOBRE A SELEÇÃO:

A seleção dos beneficiados será comunicada pelo site do Sesc/RS até dia 28 de fevereiro de 2025. A quantidade de livros e segmentos literários solicitados neste formulário, não garantem a totalidade de entrega aos selecionados. Fica a cargo dos selecionados a retirada dos livros doados, no prazo e local indicados pelo Sesc RS, bem como a assinatura do termo de responsabilidade de recebimento para doação.

SOBRE O RESULTADO:

O projeto Leitura para Todos contemplou instituições de 100 cidades gaúchas, contribuindo para a reconstrução de acervos afetados pelas enchentes. Destas, 93 cidades realizaram a retirada dos livros no período de março a julho de 2025.

Por diferentes razões, algumas instituições não conseguiram efetuar a retirada dentro do prazo estipulado. Ainda assim, o Sesc/RS celebra o alcance desta ação e o impacto positivo gerado nas comunidades atendidas.

O Sesc/RS agradece a todos que participaram e reforça o seu compromisso de seguir promovendo iniciativas que incentivem a leitura, a educação e a valorização da cultura em todo o Rio Grande do Sul.

Clique aqui para conferir as cidades e instituições contempladas.