PERGUNTAS E RESPOSTAS

 


1 - Para usufruir dos benefícios do Sesc é necessário ter o cartão do Sesc?

Sim, o Cartão Sesc/Senac é o intrumento institucional que autentica a condição do beneficiário habilitado. Portanto, sua apresentação deve constituir a única exigência para a comprovação dessa condição.

2 - Quem pode solicitar o Cartão Sesc/Senac?

A clientela do Sesc é classificada como beneficiária e não beneficiária, sendo subdividida em categorias.

 

Benefiários:

- Comerciários e seus dependentes

- Empresários e seus dependentes (categoria disponível somente no Sesc/RS, verificar documentação no item 10)

- Dependentes

 

Não beneficiários:

- Usuários e seus dependentes



3 - Posso solicitar o Cartão Sesc/Senac para meus dependentes ou parentes?

Consideramos dependentes de titulares (mediante comprovação de parentesco): pais, filhos e enteados (menores de 21 anos ou menores de 24 anos se estudantes de ensino profissionalizante) e cônjuges ou companheiros.

4 - Onde fazer o Cartão Sesc/Senac? Existe taxa?

Em qualquer unidade do Sesc. O cadastro é gratuito.
Obs: na unidade Sesc Centro Histórico, na Rua Vigário José Inácio, 718 - Porto Alegre/RS, o Cartão SESC/SENAC é realizado somente para as categorias Comerciário e Empresário.


5 - Qual a validade do Cartão Sesc/Senac?.

Dois anos. Em caso de perda ou roubo, avisar o Sesc.

6 - Como posso ter certeza se minha empresa é da atividade do comércio ou se contribui para o Sesc? .

É necessário o comparecimento em qualquer Unidade do Sesc com a carteira de trabalho para a verificação do CNPJ, caso o CNPJ na carteira de trabalho não seja de uma atividade do comércio, o cliente poderá se cadastrar na categoria de usuário.

7 - É possível solicitar o Cartão Sesc/Senac na minha empresa?.

Sim. Consulte na unidade do Sesc mais próxima como agendar uma visita para o cadastramento dos funcionários. A realização da foto e retirada do cartão deverá ser realizada na Unidade Sesc mais próxima.

8 - E trabalhadores com licença por motivo de tratamento de saúde ou em razão do serviço militar? E servidores públicos?

Comerciários em licença por motivo de saúde poderão ter o Cartão Sesc/Senac.
No caso de serviço militar e servidores públicos, a categoria é USUÁRIO.


9 - Vantagens?

COMERCIÁRIOS - Em todos os serviços terá preços subsidiados e condições diferenciadas de pagamento.
EMPRESÁRIOS - Preços diferenciados.


10 - Quais os documentos necessários para o cadastro?

COMERCIÁRIO: foto, CPF, Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, último contracheque e comprovante de residência*



COMERCIÁRIO APOSENTADO: foto, CPF, Carteira de Identidade, comprovante de residência* e apresentação do original da Carteira de Trabalho e Carta de Concessão de aposentadoria

COMERCIÁRIO DESEMPREGADO: foto, CPF, Carteira de Identidade, comprovante de residência* e apresentação do original da página da Carteira de Trabalho com o registro de saída da última empresa.


EMPRESÁRIOS DO COMÉRCIO: foto, CPF, Carteira de Identidade, comprovante de residência* e cópia do Contrato Social ou comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral da Receita Federal (quando for empregador individual a qual o qualifica na razão social) ou apresentação do comprovante de Matrícula CEI (Cadastro Específico Individual do INSS) para os autônomos do comércio.


USUÁRIOS: CPF, Carteira de Identidade, comprovante de residência*


DEPENDENTES:

Pai e mãe, pais de criação ou padrasto e madrasta: foto, CPF, Carteira de Identidade, comprovante de residência*(caso não residam com o titular). Para incluir padrastos e madrastas, será necessária a apresentação de um comprovante de união (conforme descrito em cônjuges/companheiros).

Cônjuges ou companheiros: foto, CPF, Carteira de Identidade, Certidão de Casamento Civil ou Religioso, Escritura Declaratória de União Estável, Certidão de Nascimento de filho em comum ou Contrato e/ou Declaração de União Afetiva assinada por duas testemunhas com reconhecimento em cartório.

Filhos e enteados menores de 21 anos: foto, CPF (se tiver), Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento.

Filhos e enteados menores de 24 anos (desde que sejam estudantes de ensino profissionalizante): foto, CPF (se tiver), Carteira de Identidade e cópia do Atestado de Matrícula Escolar.

Menores sob guarda ou tutela: foto, Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento e Certidão de Tutela ou Sentença Judicial.

Viúvos(as) de comerciários (desde que sejam pensionistas): foto, CPF, Carteira de Identidade, cópia da Certidão de Óbito e da Carteira de Trabalho do comerciário titular e comprovante de pensão recebida.

*Comprovantes de residência: contas de consumo de água, luz, telefone fixo, telefone celular, IPTU, Fatura de Cartão de Crédito, contrato de locação e/ou taxa de condomínio em nome do titular, de seus pais, cônjuge ou filhos. Caso não seja possível nenhuma das situações citadas, será necessário que o responsável pela conta de consumo faça uma declaração no verso atestando que o cliente reside no endereço informado (é necessária a apresentação do original e cópia).