Informações Gerais

Cronograma

Período de Inscrições do Festival: 10/07 a 06/08/2025.

Divulgação dos Selecionados e Matrícula 1ª Chamada: 17/09 a 30/09/2025.  

Divulgação dos Selecionados e Matrícula 2ª Chamada: 07/10 a 21/10/2025.

Credenciamento no Festival: 18/01/2026*.

*Todos os alunos deverão estar em Pelotas para o credenciamento nessa data.

Realização do Festival: 19 a 30/01/2026*.

*Realização dos cursos e programação.

Descolamentos Transportes: 18/01/2026 (Porto Alegre-Pelotas) e 31/01/2026 (Pelotas-Porto Alegre).

Estrutura das Atividades Pedagógicas do Festival 

Classes de Música de Concerto: Manhã.

Classes de Canto Lírico e Choro: Manhã e Tarde. 

Ensaios de Orquestras e Música de Câmara: Tarde e Vespertino. 

Ensaios de Recitais de Alunos: Manhã e Tarde (a combinar com o Coordenador da Área). 

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas no período de 10/07 a 06/08/2025.  

IMPORTANTE: Antes de efetuar a sua inscrição, leia atentamente as informações abaixo e o regulamento completo.

No momento da inscrição o aluno deve sinalizar qual a modalidade de bolsa que pretende, conforme as disponibilizadas pelo Festival: 

Bolsista IntegralISENTO VALOR DE MATRÍCULA* (curso completo + transporte Porto Alegre/Pelotas).  

*Alunos em geral.

Bolsista Integral Especial – ISENTO VALOR DE MATRÍCULA** (curso completo + transporte Porto Alegre/Pelotas).

**Somente para Alunos dos Projetos Vida com Arte/Unisinos e Escola da Ospa.  

 Para as modalidades Bolsista Integral e Bolsista Integral Especial, o Festival possibilita por meio de parceria com hotéis a hospedagem durante o período integral do curso. Havendo interesse do aluno, no período de matrícula deverá efetuar o pagamento conforme os respectivos valores: R$ 500,00 Bolsista Integral e R$ 250,00 Bolsista Integral Especial.   

Bolsista Parcial EspecialR$ 80,00*** (Curso Completo)  

***Somente para Alunos Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). 

Os alunos vinculados a UFPEL devem realizar a inscrição nesta modalidade, no mesmo período das inscrições. Para essa modalidade não será disponibilizada hospedagem. A seleção dos alunos para essas vagas é realizada conjuntamente com a Universidade Federal de Pelotas. 

Bolsista Parcial – R$ 230,00**** (curso completo + transporte Porto Alegre/Pelotas)  

****Alunos em geral, caberá ao aluno providenciar sua hospedagem durante o período do Festival. 

Informações Importantes 

1 – Para as inscrições nos cursos a idade mínima dos alunos é de 14 anos. 

2 – Só é permitida a inscrição de um curso por aluno. Não é possível um mesmo aluno realizar dois cursos em função do conflito de horários. 

3 – Além das informações pessoais e de outros dados solicitados na ficha de inscrição do site, é obrigatória para todos os cursos a postagem de currículo do aluno, nele deverá constar nome, dados pessoais, breve resumo da formação musical, instituição que atua, professores com quem estuda ou estudou, obras que executa e se atua em grupo profissional em qual função. 

4 – Para todos os cursos é obrigatório a postagem de um vídeo na internet (YouTube) de 3 a 5 minutos, com repertório de livre escolha. O endereço de postagem do vídeo deve ser inserido no campo disponibilizado no site no momento da inscrição. *Podem ser inseridos dois vídeos, sendo um obrigatório. Podem ser postadas partes de obras maiores (até o limite de 5 min). 

Obs: Não é obrigatória a postagem de vídeo para candidatos ao curso de COMPOSIÇÃO e CHORO. Caso possuam vídeos com execução de suas obras, a postagem pode ser realizada.  

5 – Para a inserção dos links na ficha de inscrição do site, o candidato deverá hospedar os vídeos, previamente e por sua conta, em canal próprio na internet (YouTube). Os arquivos de vídeo devem ser nomeados, antes da publicação no site do Festival, no seguinte padrão: nome do curso seguido do nome do candidato e numeração do vídeo. Ex. curso/nome completo do aluno/vídeo 1. 

6 – A seleção dos alunos será através da avaliação dos currículos e vídeos postados pelos inscritos. Quanto maior a complexidade das obras e qualidade de execução, melhores serão as chances de seleção do candidato. 

7 – Após a inclusão da inscrição, o mesmo dever salvar ou imprimir seu comprovante. O aluno deve aguardar o resultado da lista de selecionados conforme o cronograma para efetivar a matrícula e assim, garantir sua vaga. 

8 – O Festival também tem como objetivo promover a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência nos cursos oferecidos. Para isso, é fundamental que os candidatos atendam aos requisitos de aptidão necessários para participar do curso eleito, considerando que se tratam cursos destinados a alunos de nível avançado e que buscam aperfeiçoamento musical. Além disso, qualquer necessidade específica de adaptação deve ser indicada no formulário de inscrição. 

Critérios Balizadores do Processo de Seleção dos Alunos

Currículo – Avalia o histórico de aprendizado musical do aluno, incluindo informações sobre seus professores, instituições frequentadas, participação em festivais, competições ou eventos musicais, e outras experiências relevantes. 

Vídeo – Avalia a qualidade técnica da gravação, incluindo aspectos como resolução, estabilidade da imagem, iluminação adequada e qualidade do áudio. Uma boa qualidade de vídeo é essencial para uma avaliação precisa da performance musical. 

Postura – Avalia a postura corporal do aluno durante a execução, incluindo a posição das mãos, dos braços e da coluna, visando à ergonomia e à eficiência técnica. 

Afinação – Avalia a precisão na produção e manutenção das alturas das notas, garantindo que todas as notas estejam afinadas em relação ao tom de referência. 

Ritmo – Execução com regularidade dos tempos fortes e fracos em uma frase musical. Indicando o valor das notas, conforme a intensidade e o tempo. 

Sonoridade – Equilíbrio da execução referente os itens: volume, harmônicos, intensidade, altura e timbre. 

Interpretação – Designa, em música, a leitura singular de uma composição com base em seu registro que, representado por um conjunto de sinais gráficos, forma a imagem de texto ou partitura. 

 REGULAMENTO – CLIQUE AQUI 

INSCRIÇÕES PARA ALUNOS BRASILEIROS – CLIQUE AQUI 

 INSCRIÇÕES ALUNOS ESTRANGEIROS – CLIQUE AQUI

Matrículas

Os selecionados deverão efetuar a matrícula dentro do prazo estipulado no cronograma. A matrícula garante ao aluno sua vaga e presença como participante do Festival. A falta de oficialização no período estipulado acarretará no cancelamento da vaga e disponibilização para outro aluno em segunda chamada.  

Matrícula dos Selecionados 1ª Chamada: 17/09 a 30/09/2025. 

Matrícula dos Selecionados 2ª Chamada: 07/10 a 21/10/2025. 

Os participantes poderão optar por uma das 3 modalidades de pagamento:  

Cartão de Crédito/Débito: O participante será redirecionado para a página da operadora para conclusão das informações de pagamento. Para a opção de pagamento com cartão de débito o cartão deverá estar autorizado para a operações de “compras online” junto ao banco emissor do cartão. 

Boleto Bancário: O título gerado terá vencimento no período estipulado da matrícula, após será cancelado automaticamente pelo sistema, gerando a exclusão e perda da vaga em caso de não pagamento*. 

*Para a modalidade de pagamento 1 e 2, o acesso é via site do Festival. 

Pagamento em uma Unidade Sesc/RS: Em qualquer SAC de uma Unidade Sesc/RS dentro do período de matrícula. 

Devolução da Taxa de Matrícula: Após o pagamento da taxa de inscrição, cancelamentos** só podem ser realizados através do email (festival@sesc-rs.com.br).

**Cancelamentos feitos até 7 (sete) dias após o pagamento serão reembolsados 100% do valor. Após esse período, não haverá reembolso da taxa de matrícula. 

Alunos Estrangeiros: Após a divulgação da lista de selecionados, os alunos estrangeiros deverão no mesmo período da matrícula enviar e-mail para festival@sesc-rs.com.br, confirmando sua participação. Deverão ainda, até 1º de novembro, enviar para o mesmo email a cópia do seu bilhete aéreo. O pagamento de sua inscrição será realizado na chegada em Pelotas no momento do credenciamento. Caso confirme a participação e não compareça, ficará impossibilitado de participar das duas próximas edições conforme consta no regulamento. 

PAGAMENTO DA MATRÍCULA PARA ALUNOS BRASILEIROS – CLIQUE AQUI 

 

Transporte e Alimentação

Transporte 

Para todos os alunos selecionados que necessitarem e que efetuarem sua matrícula, será disponibilizado transporte rodoviário gratuito de Porto Alegre para Pelotas*

*Alunos que emitirem bilhete aéreo com destino direto a Pelotas, será providenciado também deslocamento do aeroporto de Pelotas para o local de credenciamento.  

Deslocamento de Porto Alegre para Pelotas: Os ônibus sairão em frente ao Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n, Centro – Porto Alegre/RS) e do Aeroporto Internacional Salgado Filho no dia 18/01/2026 em horários a serem informados no site do Festival. 

Deslocamento de Pelotas para Porto Alegre: Os ônibus sairão em frente aos hotéis onde os alunos estarão hospedados no dia 31/01/2026 (retorno a ser realizado às 7h, com estimativa de chegada em Porto Alegre até às 13h do mesmo dia). 

Para utilização do transporte disponibilizado pelo Festival – alunos que fizerem reservas em voos, devem fazê-lo com previsão de chegada dia 18/01/2026 até às 11h e partida dia 31/01/2026 prevista a partir das 14h.  

Obs: O deslocamento dos participantes de suas cidades para Porto Alegre é por suas próprias expensas. O Festival também não se responsabilizará pelo transporte de alunos fora dos horários estipulados para os deslocamentos. 

Alimentação 

Os alunos selecionados terão acesso à alimentação (almoço e jantar) no Restaurante Universitário da UFPEL, no valor de R$ 11,10 por refeição.  

Hospedagem

O Festival fornecerá hospedagem* para os alunos selecionados nas modalidades Bolsista Integral e Bolsista Especial que optarem pela modalidade efetuando o pagamento da referida necessidade. A relação de hotéis que atenderão os alunos será informada próxima à realização do Festival. 

*A divisão de nomes nos quartos se dará pelo gênero feminino e masculino, atendendo a critérios do Festival, não serão atendidos interesses e demandas individuais. 

Hospedagem de Alunos Menores no Festival 

Alunos menores desacompanhados, deverão portar Carteira de Identidade ou certidão de nascimento e autorização de hospedagem assinada pelos pais ou responsáveis legais*, com firma reconhecida, conforme artigos 82 e 83 do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei 8.069/90. 

AUTORIZAÇÃO DE ALUNOS MENORES DE IDADE – CLIQUE AQUI

O aluno que não apresentar a documentação no embarque em Porto Alegre e no hotel** em Pelotas ficará impedido de credenciar-se no Festival, e terá sua matrícula cancelada. 

*O Festival não oferece hospedagem para pais e acompanhantes de menores. 

**Será informado aos alunos no momento do credenciamento o hotel que ficarão hospedados. 

 

 

Audição/Partituras

Prezados alunos, como é tradicional no Festival, no primeiro dia de classes os professores realizam audição para definir os naipes da Orquestra Acadêmica e da Banda Sinfônica. O repertório da Banda Sinfônica e Orquestra Acadêmica estão sendo estruturados e serão informados no momento oportuno. As partituras das audições serão enviadas por e-mail aos estudantes de Harpa, Tuba, Viola, Clarinete, Contrabaixo, Fagote, Flauta, Oboé, Trombone Baixo, Trompa, Trompete, Violino, Violoncelo e Trombone Tenor. Estudantes de outros cursos participarão de uma dinâmica conduzida pelo(a) professor(a) durante a primeira aula. 

Credenciamento

O credenciamento* é obrigatório e será realizado na Faculdade Senac de Pelotas – Rua Gonçalves Chaves, 602 – Centro – Pelotas/RS. 

Datas e Horários de Credenciamento: Domingo | 18 de janeiro de 2026 | 9h às 20h. 

*Alunos da UFPEL devem realizar o credenciamento preferencialmente entre 9h e 13h. 

O credenciamento deverá ser realizado pessoalmente pelo participante, portando no ato um documento de identificação com foto.  

 

Certificados

 

Os certificados das edições anteriores poderão ser acessados no link abaixo, inserindo o número do CPF (brasileiros) ou do documento informado na inscrição (estrangeiros). O certificando referente à 14ª Edição estará disponível para acesso a partir de 18 de fevereiro de 2026

EMISSÃO DE CERTIFICADOS – CLIQUE AQUI