É um projeto temático direcionado para a identificação e o resgate da memória da música brasileira. Incentiva novas práticas e novos hábitos de apreciação de música de concerto e de tradição oral, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a autenticidade sonora das obras e de seus intérpretes. É realizado em espaços do Sesc e de parceiros em cidades previamente aprovadas em Projeto Nacional. No Rio Grande do Sul, o circuito é realizado em formato de mostra.

Veja mais

Programação

Em 2023, o Sesc/RS promoveu a 8ª edição da Mostra Sonora Brasil entre os dias 14 e 17 de setembro na cidade de Rio Grande. A programação teve como temática de Culturas Bantu: Afro-sonoridades tradicionais e contemporâneas, destacando a contribuição dos povos de línguas bantu para a música brasileira. 

O termo abrasileirado, banto, diz respeito à unidade linguístico-cultural de diversos povos da África negra, e engloba cerca de 400 subgrupos étnicos. Aproximadamente 75% dos escravizados africanos trazidos para o Brasil pertenciam a povos de línguas bantu, especialmente vindos da África Central, e a sua influência foi fundamental para o desenvolvimento da cultura no país. 

 

Sobre

Sonora Brasil Sesc é promovido pelo Sesc e já alcançou 750 mil pessoas, com 6.098 concertos, de 85 grupos, em mais de 150 cidades brasileiras. Ao todo, 431 músicos já se apresentaram no circuito, que a cada biênio aborda duas temáticas diferentes e promove a circulação dos artistas por todas as regiões brasileiras. O projeto tem como objetivo difundir a diversidade da música brasileira a partir de recortes temáticos que abordam aspectos de seu desenvolvimento. 

Inscrições Oficinas

Certificados