. .

Festival Internacional Sesc de Música volta a Pelotas em janeiro de 2018

Entre 15 e 26 de janeiro, o município vive, novamente, um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina
Foto: Flávio Neves Inscrições para cursos estão abertas até 6 de agosto

Entre 15 e 26 de janeiro, Pelotas vive, novamente, um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina, o 8º Festival Internacional Sesc de Música. Serão 12 dias de programação intensa, entre recitais gratuitos e diversos cursos. O corpo docente convidado a participar do festival é composto por 50 profissionais de 11 nacionalidades diferentes. Entre os destaques da programação de cursos, está a Oficina de Choro, novidade nesta edição. As inscrições para os cursos se estendem até 06 de agosto, e podem ser realizadas pelo site www.sesc-rs.com.br/festival. Na noite desta sexta-feira, 7 de julho, dia em que se comemorou os 205 anos de Pelotas, também aconteceu o lançamento do Festival de Música 2018.

Foto: Gustavo Vara

“Pelotas nos acolheu e nada melhor do que comemorarmos este aniversário anunciando mais uma edição do Festival. Com crise ou sem crise econômica, a cultura vai permanecer. Afinal, acreditamos que a cultura tem um poder transformador”, disse Luiz Tadeu Piva, diretor regional do Sesc/RS, durante a solenidade de lançamento. Na ocasião, o dirigente também enfatizou que esta próxima edição do evento homenageará o centenário do Conservatório de Música de Pelotas, da UFPEL (Universidade Federal de Pelotas). Ainda em 2018, será comemorado o centenário de nascimento de Leonard Bernstein e lembrada a morte de Claude Debussy.

Segundo a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, o presente para a cidade chegou há alguns anos, desde que o Sistema Fecomércio-RS escolheu-a como sede do 1º Festival de Música. “Era para ser itinerante, mas nossa população abraçou com tanto carinho, que nunca mais saiu daqui. Temos o Festival como nosso produto cultural, tanto que o Poder Público investe e apóia para que o mesmo tenha continuidade e vida longa”, comentou a prefeita.

A movimentação econômica gerada pelo Festival, no mês de janeiro, também foi lembrada pelo presidente do Sindilojas Pelotas, Gilmar Bazanella, que na solenidade de lançamento do evento representou o presidente do Sistema Fecomércio-RS/ Sesc/ Senac, Luiz Carlos Bohn. “Além de trazer muita cultura, o Festival traz desenvolvimento econômico. Sabemos que temos muito a caminhar, pois a cidade precisa apropriar-se ainda mais deste grandioso evento”, enfatizou Bazanella.

Cursos Festival 2018 – A Oficina de Choro também é uma das novidades deste ano. As aulas irão abranger o ensino de seis instrumentos: Violão, Sopros, Acordeon, Bandolim, Percussão e Cavaquinho. Porém, a programação segue ainda com seus cursos tradicionais: Música de Concerto, Música de Câmara e Práticade Orquestra e Prática de Banda Sinfônica. Apenas na modalidade Música de Concerto, serão realizados 20 cursos, que abordam o ensino de Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Flauta, Oboé, Clarinete, Fagote, Trompa, Trompete, Trombone Tenor, Trombone Baixo, Tuba, Eufônio, Saxofone, Harpa, Percussão, Violão Clássico, Canto Lírico, Piano e Composição.

O Festival Internacional Sesc de Música tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Promovido há oito anos pelo Sistema Fecomércio/Sesc-RS, e tendo como coordenador artístico o maestro Evandro Matté, o evento atua em dois eixos principais: Pedagógico e Sócio Cultural. No plano pedagógico o Festival oferece cursos de instrumentos e canto lírico, prática de música de câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais da Música. No sócio cultural são realizados recitais de professores, de alunos, de música de câmara e ampla atividade de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade. A ação conta com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Faculdade Senac, Bibliotheca Pública Pelotense, Unisinos, Ospa e Expresso Embaixador.

 

::: SOBRE O 8º FESTIVAL INTERNACIONAL SESC DE MÚSICA ::::

O QUE É? O Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores da área na América Latina e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais.

QUANDO? De 15 a 26 de janeiro de 2018, em Pelotas.

COMO? Durante o Festival, no turno da manhã, acontecem as classes (cursos); no período da tarde, os ensaios; e à noite, as apresentações, todas com entrada franca para a comunidade.

 

::: DADOS GERAIS :::

– 50 professores de 11 nacionalidades diferentes.

– Mais de 400 profissionais da música, entre professores, alunos, músicos e técnicos.

– Espetáculos gratuitos (concertos no Theatro Guarany, espetáculos nos palcos externos, recitais de alunos, concertos de Música de Câmara e recitais na comunidade).

– 24 cursos disponibilizados, reunindo cerca de 300 alunos de diversos estados e países.

– A realização do Festival é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural das Universidades Federal e Católica, Faculdade Senac, Bibliotheca Pública Pelotense, Unisinos, Ospa e Expresso Embaixador.

 

:::INSCRIÇÕES CURSOS :::

Período de inscrições: 07/07 a 06/08/2017

Divulgação dos selecionados 1ª Chamada: 12/09/2017

Matrícula dos selecionados 1ª Chamada: 13/09 a 03/10/2017

Divulgação dos selecionados 2ª Chamada: 10/10/17

Matricula dos selecionados 2ª Chamada: 11/10 a 25/10/17

Contato: festival@sesc-rs.com.br

Consultados cursos disponíveis e mais informações sobre inscrições em www.sesc-rs.com.br/festival