O Mesa Brasil é um programa nacional criado pelo Sesc em 2003 e atua como uma rede de solidariedade, que integra doadores, instituições sociais e voluntários visando minimizar as carências alimentares, combater o desperdício de alimentos e melhorar a qualidade nutricional da população atendida.

Programa Mesa Brasil atua todos os estados do Brasil. No Rio Grande do Sul é desenvolvido, em parceria com as prefeituras municipais, em 7 Unidades do Sesc que atendem também os municípios de sua abrangência.

Está baseada na dinâmica da colheita urbana que garante o escoamento dos alimentos recebidos no menor espaço de tempo. Os gêneros excedentes são doados evitando que alimentos próprios para o consumo, com ou sem valor comercial, sejam jogados no lixo. Estes alimentos são encaminhados às instituições sociais cadastradas e monitoradas sistematicamente.

Nossa missão é contribuir para a Segurança Alimentar e Nutricional dos indivíduos em situação de maior vulnerabilidade e atuar na redução do desperdício, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, bem como o desenvolvimento de ações educativas fortalecendo a rede de solidariedade social em todo o país.

Nossa visão é nos tornarmos referência nacional como Rede de Solidariedade na área da Segurança Alimentar e Nutricional.

Veja mais