Rede de Solidariedade construída a muitas mãos


Programa conta com o auxílio de doadores, voluntários,
parceiros e instituições sociais cadastradas.


O Programa Mesa Brasil Sesc implantado nas unidades de Porto Alegre/Sesc Comunidade, Cachoeira do Sul, Erechim, Ijuí, Santa Maria, Rio Grande e Vales do Taquari e Rio Pardo (Lajeado, Estrela, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires), atua como uma rede de solidariedade permanente que integra doadores, parceiros, instituições sociais e voluntários.

Contribui para a Segurança Alimentar e Nutricional dos indivíduos em situação de maior vulnerabilidade e atua na redução do desperdício, mediante distribuição de alimentos doados por parceiros e no desenvolvimento de ações educativas.

Visando o fortalecimento das Instituições Sociais e a melhoria da qualidade de vida das pessoas atendidas, o Programa oferece de forma sistemática, ações educativas definidas de acordo com a necessidade detectadas no monitoramento realizado pela equipe técnica.

As ações são organizadas nos eixos temáticos: gestão, nutrição, meio ambiente e sustentabilidade, sendo as mais frequentes: boas práticas na preparação de alimentos, hábitos nutricionais saudáveis, higiene, conservação e preparação de refeições e as variadas formas de evitar o desperdício e as oficinas culinárias que desenvolvem saborosas receitas com aproveitamento integral dos alimentos. “O Programa não se restringe a apenas arrecadar e distribuir alimentos, mas sim, procura educar as instituições, parceiros e doadores sobre diversos temas que envolvam desde o melhor uso e aproveitamento dos alimentos até temas relacionados à área social”, comenta o diretor regional do Sesc/RS, Everton Dalla Vecchia.

O Mesa Brasil Sesc no RS – Em 2013, o Programa distribuiu 2.346.136 quilos de alimentos complementando 41.075.314 refeições que beneficiaram um total de 81.308 pessoas, além das 777 ações educativas que capacitaram 15.970 pessoas. Atualmente, participam desta rede 703 instituições sociais e 588 doadores e parceiros.

Saiba como ser doador: Empresas que colaboram com o Programa Mesa Brasil Sesc ganham diversos benefícios, entre eles ampliação de ações de responsabilidade social e cidadania; isenção de ICMS para produtos e serviços, diminuição de custos com operações de logística e eliminação de produtos sem valor comercial, dentre outros, além de certificação do Programa como “Empresa Parceira” e participação gratuita em cursos e eventos. Qualquer empresa de alimentos, combustível, embalagens ou utensílios de cozinha pode colaborar. “Praticar o bem e saber que o resultado disso vai muito além do almejado! Esse é o sentimento das pessoas que atuam junto ao Programa Mesa Brasil Sesc em diferentes regiões do RS. Como voluntário ou doador, assim como colaborador do Sesc ou parceiro, todos sabem que o seu empenho em prol da qualidade de vida de milhares de gaúchos tem sido extremamente importante”, enfatiza Dalla Vecchia.