Pronac 233250

Privacidade de Dados
 

O Sesc/RS respeita seus clientes e seus direitos como titular dos dados pessoais, pensando nisso, criamos este canal de atendimento para assuntos sobre LGPD, assim você pode exercer os seus direitos, em relação à privacidade e proteção de dados pessoais.

Para acessar suas informações, solicitar ajuste e a retirada de algum dado cadastral ou até mesmo a inativação, é necessário que o titular preencha e finalize o formulário abaixo. Atenderemos sua solicitação e tomaremos as devidas providências para que seja avaliada de maneira fácil e ágil.

Caso seja registrado neste canal uma solicitação que não trate sobre questões da LGPD, encaminharemos ao Fale Conosco, canal oficial de atendimento ao cliente para dúvidas, solicitações, elogios e reclamações sobre os serviços do Sesc/RS.

DPO (Encarregado): Gustavo Santos Rocha da Rocha

 
Nome Completo:
Cinco primeiros dígitos do seu CPF:
E-mail de contato:
Marque um dos campos abaixo, que atenda seu contato com o nosso DPO (encarregado):
Informação
Acesso (saber os dados que temos sobre você)
Correção (correção dos seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados)
 Eliminação de dados pessoais (Excluir seus dados pessoais (inclusive exclusão de cadastro), resguardados eventuais direitos e deveres de manutenção de dados pelo Sesc RS e dentro das possibilidades técnicas, nos termos da lei).
 Revogação de Consentimento (Revogar os seus consentimentos dados anteriormente, inclusive solicitar a interrupção do envio de mensagens de marketing).
Outros
Escreva sua mensagem:

POLÍTICA DE PRIVACIDADE SESC/RS

A presente Política de Privacidade tem por finalidade demonstrar o compromisso que o Serviço Social do Comércio – Sesc/RS tem com a privacidade e a proteção dos Dados Pessoais coletados em suas ações de relacionamento com seus públicos: os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, aos quais se somam as pessoas que integram a comunidade em geral. De curta, média ou longa duração, essas interações envolvem a sistemática coleta e gestão de Dados Pessoais dos frequentadores das atividades e usuários dos serviços promovidos pela entidade, de acordo com as leis em vigor.

O Sesc/RS trata com muita seriedade a questão da privacidade. Por isso, levamos ao conhecimento de todos a forma como cuidamos dos Dados Pessoais, sejam informações fornecidas ou coletadas em nosso site e aplicativos, quanto no ambiente físico, onde sempre publicamos e disponibilizamos essa Política de Privacidade.

Esta política se aplica, em geral, a todos aqueles que possuem algum tipo de relação com o Sesc/RS, sejam clientes, potenciais clientes, colaboradores, parceiros ou fornecedores, sendo que as informações coletadas ou informadas subsidiam os procedimentos de acesso, credenciamento, prestação de contas, entre outros, imprescindíveis à natureza social e educativa do trabalho realizado pela entidade.

Nossa Política de Privacidade é pautada pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), nº 13.709/2018.

1- CONCEITOS BÁSICOS

Anonimização: utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis no momento do tratamento para dissociar um dado pessoal de um indivíduo, em caráter irreversível, de modo que seu titular não possa mais ser identificado, direta ou indiretamente.

Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD): órgão da administração pública federal do Brasil responsável por implementar diretrizes para a Política Nacional de Proteção de Dados Pessoais e da Privacidade, fiscalizar o cumprimento da LGPD e aplicar sanções em caso de tratamento irregular de Dado Pessoal.

Hipóteses Legais/Bases Legais: São as hipóteses legais que nos autorizam a Tratar Dados Pessoais: pode ser o seu consentimento, a necessidade de cumprir um contrato que temos com você, ou cumprimento de uma obrigação legal, por exemplo.

Credencial: é o passaporte de acesso aos serviços e atividades disponibilizados pelo Sesc.

Credenciamento: é o conjunto de procedimentos necessários para o acesso dos clientes aos serviços oferecidos nas unidades do Sesc e deve ser gratuito para o trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes.

Controlador: pessoa física ou jurídica responsável pelas decisões sobre o tratamento de dados pessoais.

Criptografia: é a conversão de dados de um formato legível para um formato codificado, conferindo segurança e confidencialidade. Uma vez criptografados, os dados só podem ser lidos ou processados após serem descriptografados, o que só pode ser feito por quem detém uma chave específica.

Dado Pessoal ou Dado: É o Dado relativo a uma pessoa física que seja capaz de identificar a pessoa ou tornar possível a sua identificação. Os dados pessoais, no entanto, não incluem telefone comercial, número de celular comercial, endereço comercial e/ou e-mail comercial. São exemplos de Dados Pessoais ou Dado aqueles que permitem a sua identificação como nome, CPF, RG, endereço, telefone celular de sua titularidade, e-mail pessoal, etc.

Dado Sensível: É qualquer informação sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.

Encarregado: É o nosso Encarregado de Proteção de Dados Pessoais (DPO), que atua como canal de comunicação entre o Sesc/RS, os Titulares dos Dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), quando o assunto é a proteção dos seus Dados Pessoais.

Gestão Compartilhada Sesc/RS e Senac-RS: Visando a uniformidade de objetivos e de planos gerais para um melhor rendimento das atividades comuns, a otimização da estrutura administrativa, a disseminação das boas práticas e a padronização dos processos, resultando uma maior eficácia operacional, as Administrações Regionais do Sesc e do Senac no Rio Grande do Sul atuam em ampla cooperação, através de gestão compartilhada.

Legítimo interesse: É uma das Bases Legais que permite que Dados Pessoais sejam tratados, sempre que o uso desses Dados seja necessário ao atendimento de interesses legítimos nossos, como no contexto de atendimento, no qual pode ser necessário que você forneça algumas confirmações de seus Dados Pessoais para que possamos ter certeza de que estamos falando com você mesmo e de que não se trata de uma fraude. A Lei define que os interesses só serão considerados legítimos se a forma de uso dos seus Dados não for contrária à legislação brasileira, e desde que seja dada efetiva transparência de tais usos, bem como sejam respeitados os seus direitos.

Plataformas: São os sites, e-commerce e aplicativos administrados por nossa Gestão Compartilhada de Sesc/RS e Senac-RS.

Política de privacidade: é o conjunto de regras estabelecidas para garantir a segurança necessária às informações cadastradas em nosso site, APP ou outras plataformas que operamos, fundamentais para o melhor oferecimento de nossos Produtos, Serviços, Negócios e Experiências.

Produtos, Serviços, Negócios e Experiências: São todos os produtos, serviços, negócios, experiências e jornada de consumo oferecidas por nossa Gestão Compartilhada Sesc/RS e Senac-RS, tanto em nossas Plataformas, Tecnologias, Programa de Fidelidade, Venda Direta, de academia, alimentação, pacotes turísticos, biblioteca, odontologia, todos voltados à Saúde, Educação, Cultura, Esporte ou Lazer e outros.

Programa Fidelidade: Programa de Fidelidade oferecido aos clientes Sesc/RS, com vigência por prazo indeterminado, que permite acesso aos benefícios estabelecidos em regulamento próprio www.sesc-rs.com.br/fidelidade/regulamento.

Técnologias: São todas as ferramentas de identificação pessoal, realidade aumentada e similares, acesso ao wi-fi e outros ofertados em razão do uso dos nossos Produtos, Serviços, Negócios e Experiências.

Titular de Dados: É a pessoa física a quem os Dados Pessoais se referem. Seja na condição de consumidor; cliente fidelidade; usuário dos nossos produtos, serviços, negócios e experiências; visitante de modo presencial ou digital.

Tratamento de Dados: São os usos que nós fazemos dos seus Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando, às seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso, compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, exclusão, inativação, etc.

Unidades Operacionais: São as Unidades Operacionais que representam o Sesc/RS, em cidades específicas, no interior do Rio Grande do Sul.

2-   COLETA DE DADOS E SUA FINALIDADE

A forma como nós coletamos seus Dados Pessoais depende de como você se relaciona com o Sesc/RS e com qual finalidade. Para adquirir e/ou visualizar nossos serviços/produtos, você poderá comparecer em uma de nossas Unidades Operacionais (existente em todas as cidades do RS), acessar nosso site (www.sesc-rs.com.br), utilizar o aplicativo (Sesc/RS), entre outras plataformas.

Sendo assim, os Dados coletados serão apenas os necessários para atendimento da sua finalidade e interesse. Por exemplo, se você utilizar nosso aplicativo para uma compra; utilizar os canais “fale conosco”; acesse wi-fi em alguma de nossas Unidades Operacionais; e/ou efetuar seu credenciamento via site, em todos os casos existirá solicitação de informações de Dados específicos. Ou seja, os Dados coletados não serão necessariamente os mesmos.

Os Dados podem ser coletados diretamente, por meio de formulários que você preenche (exemplo: por meio de contratos firmados conosco; por utilização e interação com nossos Produtos, Negócios e Experiências, tanto de forma on-line como presencial, nas Unidades, e/ou de forma automática, por meio de Cookies ou Tecnologias similares relacionadas às Plataformas).

Alguns dos Produtos, Negócios e Experiências, como o Programa de Fidelidade e compras por meio das Plataformas de e-commerce, só permitirão o cadastro para Titulares da Credencial Sesc (considerados maiores de idade ou com permissão legal), ou seja, em caso de menores de idade (crianças ou adolescentes), os cadastros serão efetuados em nome do titular da credencial Sesc/RS e não em nome do menor (dependente). Nesses casos, quando o cadastro/coleta de Dados for feito on-line, via Plataformas, teremos a anuência do responsável legal, podendo o mesmo ter o controle de suas atividades dentro de nossas plataformas (APP). Caso você seja um dependente menor de idade (criança ou adolescente), você não deverá realizar o seu cadastro em nossas Plataformas. A identificação pelo Sesc/RS de qualquer inconsistência ou fraude tornará seu cadastro cancelado e excluído.

Com relação aos Dados de operações financeiras (pagamentos) realizados em nossas plataformas (APP e/ou site), o Sesc/RS não possui acesso e nem armazena as informações de cartões, pois as transações são efetuadas pelas operadoras de cartões, as quais são totalmente seguras e realizam as transações diretamente em seus ambientes.

Lembre-se que para viabilizar a entrega dos Produtos, Negócios e Experiências, nosso site e/ou APP podem solicitar a você alguns Dados cadastrais, por meio de formulários, tais como número de inscrição no CPF, e-mail, endereço, nome de usuário e senha, foto de rosto, foto do seu documento, geolocalização, entre outros.

Algumas das informações deverão ser obrigatoriamente fornecidas para aprimorar e garantir a entrega dos nossos serviços, bem como para cumprir exigências estabelecidas pelos órgãos públicos que auditam/fiscalizam as operações do Sesc/RS. Outros dados, como por exemplo a geolocalização existente no APP, é opcional e funcionará apenas no momento de você acionar para encontrar uma Unidade Sesc mais próxima de você.

No momento do seu cadastro (on-line ou presencial), você poderá optar por receber informações sobre o Sesc/RS, como divulgação dos nossos produtos, promoções, programações, avisos, entre outros.

Uma vez optante por receber informações do Sesc/RS, você usufruirá de todo o nosso portfólio com promoções, divulgação de serviços/produtos, etc., mas poderá, no momento do recebimento de qualquer mensagem, solicitar a exclusão do seu contato através de campo próprio.

Uma vez optante por receber informações do Senac-RS, você usufruirá de todo o nosso portfólio com promoções, divulgação de serviços/produtos, etc., mas poderá, no momento do recebimento de qualquer mensagem, solicitar a exclusão do seu contato, para cada tipo de comunicação recebida.

Salientamos que, a qualquer momento, você poderá solicitar a atualização do seu cadastro (com o novo app o titular também poderá realizar a atualização). É importante destacar que quando você recebe e-mails de fora do domínio Sesc/RS, geralmente enviado por empresas de marketing, não estamos tratando seus Dados. Geralmente tais e-mails são enviados a partir de base própria de terceiros – e nestes casos não possuímos informações a seu respeito, com exceção de contato referente a avisos sobre sua consulta odontologia agendada (aviso de lembrete, cancelamentos etc.) que pode ser enviado por terceiros parceiros, nos meios de contatos que você nos disponibilizou, ou em caso de cobranças/inadimplementos que também possuímos empresa parceira.

Para saber mais sobre quais são os dados tratados pelo Sesc/RS e suas respectivas finalidades, disponibilizamos abaixo nossas principais atividades de Tratamentos de Dados Pessoais, as quais são geradas através de eventos ou interações que você tiver conosco:

Dados coletados e formas de coletas:

– Informações de registro que você fornece quando cria uma conta, insere uma promoção ou vincula seu perfil em um site ou plataforma de terceiros à sua conta de registro, como seu nome e sobrenome, país de residência, sexo, data de nascimento, e-mail endereço, nome de usuário e senha;

– Informações de transação que você fornece ao solicitar informações, entrar em contato com o Fale Conosco ou comprar, devolver, solicitar ou trocar um produto ou serviço nosso, como seu endereço postal, número de telefone e informações de pagamento;

– Informações que você fornece em fóruns públicos sem nossos sites e aplicativos, como suas postagens públicas;

– Informações enviadas individualmente ou dentro de um grupo limitado usando nossa mensagem, bate-papo, postagem ou funcionalidade semelhante, onde somos autorizados pela lei aplicável a coletar essas informações;

– Informações que obtemos de terceiros, como um provedor de site ou plataforma, sobre o uso de nossos aplicativos em plataformas ou dispositivos de terceiros;

–  Informações de localização precisa ou aproximada, fornecida por um dispositivo móvel ou outro dispositivo interagindo com um de nossos sites, aplicativos ou propriedades físicas (inclusive por meio de tecnologias de beacon), ou associadas ao seu endereço IP ou outro identificador on-line ou de dispositivo, onde são permitidos por lei para processar essas informações;

– Informações de atividade sobre seu uso e/ou qualquer de seus dependentes por meio de sua conta (por exemplo, todos os dependentes são vinculados a conta do titular, tanto você como nós saberemos as informações dos seus dependentes), de nossos sites e aplicativos, como o conteúdo que você visualiza;

– Dados de uso, visualização, técnicos e do dispositivo quando você visita nossos sites, usa nosso APP em sites ou plataformas de terceiros ou abre e-mails que enviamos ou se conecta com nossos serviços de acesso à Internet sem fio e outras tecnologias semelhantes, incluindo seu navegador ou dispositivo tipo, identificador exclusivo do dispositivo e endereço IP;

– Imagens estáticas ou de vídeo capturadas por câmeras ou leitores em ou ao redor de nossas propriedades físicas;

– Quando a compra é feita em uma de nossas plataformas digitais, podemos coletar dados para a validação do seu credenciamento como Comerciário, como por exemplo, fotos e documentos de identidade;

Qualquer informação pessoal exibida que não foi diretamente informada por você pode ter sido obtida em razão da Gestão Compartilhada Sesc/RS e Senac-RS, e observando as finalidades específicas esclarecidas no item 4 “Compartilhamento” da presente Política de Privacidade.

Em relação aos Dados Pessoais de nossos colaboradores, representantes de parceiros ou fornecedores, coletamos apenas aqueles indispensáveis ao atendimento da legislação, órgãos fiscalizadores das atividades, políticas públicas ou execução dos ajustes realizados entre as partes.

Esteja ciente de que, se você não nos permitir coletar informações pessoais suas, talvez não possamos fornecer certas experiências, produtos e serviços a você, e alguns de nossos serviços podem não levar em consideração seus interesses e preferências. Se a coleta de informações pessoais for obrigatória, deixaremos isso claro no momento da coleta para que você possa tomar uma decisão informada sobre a participação. Se você tiver dúvidas sobre as informações pessoais específicas sobre você que processamos ou retemos e seus direitos em relação a essas informações pessoais, entre em contato com nosso Canal de Privacidade de Dados, conforme identificado no item 8 desta Política de Privacidade.

3- USO DAS INFORMAÇÕES (DADOS)

As informações coletadas são para aprimoramento e concretização dos nossos serviços para você. Elas permitem o estudo de suas preferências e o oferecimento de uma experiência de navegação mais próxima de seus interesses, bem como permitem que você possa ter a comodidade de adquirir nossos produtos e serviços.

Não esqueça que o Sesc/RS baseia suas ações de relacionamento com qualidade e segurança com seus públicos: os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, e que as informações coletadas são imprescindíveis à natureza social e educativa do trabalho realizado pela entidade, respeitando sempre as leis em vigor. Assim, não podemos deixar de salientar que o Sesc/RS utiliza as informações recebidas para cumprimento de algumas determinações legais, execução de políticas públicas e Normativos como, por exemplo, para prestação de contas, Auditorias por Órgão Fiscalizador, cumprimento de Regulamentos emitidos por nosso Departamento Nacional, entre outros. Para os colaboradores, parceiros e fornecedores, a utilização se dá de acordo com as determinações dos órgãos fiscalizadores e cumprimento de legislação existente.

Abaixo disponibilizamos quadro com as principais atividades em que utilizamos seus Dados pessoais:

– Prevenir cadastros fraudulentos e garantir a sua segurança dos Estabelecimentos, Tecnologias e/ou Plataformas.

– Melhorar a sua experiência e oferecer Produtos, Serviços, Negócios e Experiências personalizados.

– Resguardar direitos do Sesc/RS, bem como manter a segurança dos nossos Produtos, Negócios e Experiências.

– Gerenciar compras e pedidos (como, por exemplo, processar e acompanhar seu pedido, incluindo a entrega do produto no endereço que você indicou como, por exemplo, entrega do resgate do Programa Fidelidade e/ou emissão de Nota Fiscal).

– Confirmar o seu pagamento pelos produtos e ou serviços adquiridos/contratados.

– Processar pedidos de devolução, trocas ou cancelamentos.

– Realizar reservas em nossos Hotéis.

– Cadastrar no Programa de Fidelidade.

– Gerenciar quaisquer competições, promoções, campanhas de marketing,

pesquisas ou concursos nos quais você escolheu participar.

– Avaliar respostas fornecidas por você em pesquisas de opinião.

– Avaliar sua candidatura para vagas e oportunidades em nossa Gestão Compartilhada Sesc/RS e Senac-RS.

– Impedir que pessoas façam cadastros ou alteração de cadastro em seu nome sem sua autorização.

– Verificar suspeitas de alterações indevidas em seu cadastro.

– Verificar a autenticidade dos seus documentos e identificação através do serviço de OCR do Google.

– Oferecer recomendações de Produtos, Serviços, Negócios e Experiências personalizados com base no seu perfil.

– Realizar análises ou coletar estatísticas para cumprimento de Regulamentos Internos de nosso Departamento Nacional e órgãos de fiscalização.

– Informar quando um produto ou serviço que você deseja ou teria interesse em adquirir estiver disponível ou em promoção (Exemplo: Pacotes Turísticos com saídas de sua cidade).

– Manter seu Cadastro atualizado.

– Enviar pesquisa de opinião.

– Responder as suas perguntas e interagir com você.

– Manter nossos Produtos, Serviços, Negócios e Experiências seguros.

– Proteger você e nós mesmos contra fraudes, incluindo a troca de informações com outras empresas e organizações, e investigar fraudes ou alterações indevidas nos sistemas e nos seus cadastros.

– Realizar controle de vendas.

– Oferecer incentivos e campanhas de premiação, enviar catálogo, brindes e produtos.

– Realizar cobrança (ativa e receptiva).

– Verificar seu histórico de adimplência junto aos nossos Fornecedores de análise de crédito.

– Impedir que pessoas realizem cadastros ou alteração de cadastro em seu nome sem sua autorização.

– Evitar ocorrência de fraudes, práticas ilícitas ou lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo.

Para que possamos oferecer nossos Produtos e criar mais Oportunidades, Negócios e Experiências para nossos clientes e prestar serviços com excelência, operamos em Gestão Compartilhada com o Senac-RS e em parceria com a Fecomércio-RS, bem como possuímos parcerias com outras empresas, sendo necessário o compartilhamento dos Dados.

Esse compartilhamento de Dados Pessoais sempre é realizado buscando preservar ao máximo a sua privacidade e, sempre que possível, de forma anonimizada.

Além disso, envolvem apenas empresas/fornecedores e parceiros relacionados à prestação dos serviços/produto, que demonstrem estar em conformidade com as leis aplicáveis e mesmos fins indicados na presente Política, bem como mantenham um nível de conformidade semelhante ou até mesmo mais rigoroso do que o previsto na legislação brasileira aplicável.

O Sesc/RS também compartilhará os Dados, quando necessário, em decorrência de obrigação legal, determinação de autoridade competente ou por decisão judicial.

Seus Dados Pessoais poderão ser transferidos para fora do Brasil como, por exemplo, no caso da utilização de serviços de armazenamento em nuvem. O processamento e o armazenamento de dados em outros países são realizados atendendo todas as exigências legais e a todos os protocolos de segurança, garantindo a proteção de seus Dados Pessoais e sua privacidade

Demonstramos algumas situações em que precisamos compartilhar os seus Dados Pessoais:

Gestão Compartilhada Sesc/RS e Senac-RS e parceria com a Fecomércio-RS

Suas informações são compartilhadas entre nossa Gestão Compartilhada Sesc/RS e Senac-RS, as quais estão de acordo com esta Política de Privacidade. Fazemos isso para:

A) atender aos legítimos interesses da Gestão Compartilha e as suas expectativas e interesses, pois você está ligado ao Comércio de Bens e Serviços do RS;

B) suporte e desenvolvimento de novos Produtos, Negócios e Experiências;

C) higienizar seus Dados, para que você não deixe de receber comunicações;

D) segmentação e profiling do seu perfil, para lhe proporcionar experiências cada vez mais personalizadas e aderentes ao seu perfil;

E) análise de Dados;

F) Estatísticas de atendimento aos servidores do Comércio, entre outros. 

Nossos Parceiros, Órgãos de Fiscalização e Departamento Nacional Sesc

Para atendermos suas expectativas e mantermos nossa Entidade legalmente constituída, precisamos do apoio de empresas/fornecedores e parceiros e também devemos cumprir Regulamentos de nosso Departamento Nacional e Autoridades Públicas bem como cumprir a legislação e estarmos preparados para prestações de contas com Órgãos de Fiscalização.

Mantendo sempre a transparência de nossa Entidade.

Com relação as empresas/fornecedores e parceiros, mantemos relações estritamente necessárias para cumprirmos a finalidade que fosse forneceu seus dados para nós. Todas em empresas/fornecedores e parceiros são avaliados cuidadosamente e firmarmos com eles obrigações contratuais de segurança da informação e proteção de Dados Pessoais, com o objetivo de minimizar riscos para o Titular de Dados.

Veja exemplos de compartilhamentos:

A) Compra de Pacote turístico: temos empresas parceiras que disponibilizam guia turístico, Hotel e passagens.

B) Aquisição de pacote para academia e/ou nossas escolas de educação infantil (Sesquinho): todos os serviços sofrem fiscalização e prestação de contas comprovadas através das Auditorias.

C) Utilização de nossas dependências como biblioteca, SAC, restaurante e teatro: precisamos de empresas parceiras para manter sua segurança e de nossos colaboradores, assim contratamos empresas para efetuarem segurança dos titulares e patrimonial, como monitoramento de imagem e envio de Dados a seguradoras para acionamento de sinistro;

D) Contratação de serviços odontológicos: muitas vezes necessitamos de serviços de imagem para um diagnóstico preciso e contratamos empresa especializada;

E) Recebimento de ofertas de nossos produtos/serviços com possibilidade de cancelamento de recebimento: para que você receba nossas promoções e informações do que está acontecendo na Entidade e você possa usufruir, possuímos empresas parceiras com ferramentas de publicidade, marketing, mídia digital e social;

F) Pagamento de produtos/serviços em nossas plataformas: para sua comodidade poderá adquirir nosso produto/serviços em nossas plataformas direto no site ou APP, mas para processamento de pagamento, utilizamos empresa parceira com segurança especializada.

Alguns de nossos fornecedores são empresas de Dados, popularmente conhecidas como bureaus, com as quais podemos compartilhar Dados Pessoais para algumas finalidades importantes, como escolher o meio de contato mais efetivo com você para envio de comunicados importantes e benefícios exclusivos; entender como você utiliza as Plataformas, como forma de direcionar as informações que lhe enviamos; manter atualizado e higienizado seus Dados de contato; validar um determinado perfil para evitar fraudes; prevenir quaisquer tipos de atividades ilegais, fraudulentas ou suspeitas ou, ainda, para a realização de outras transações comerciais e empresariais que impliquem risco financeiro. Sempre buscamos avaliar cuidadosamente essas empresas e firmar com elas obrigações contratuais de segurança da informação e proteção de Dados Pessoais, com o objetivo de minimizar riscos para os Titulares.

Redes Sociais

Algumas das Plataformas Digitais permitem que você se cadastre fazendo o login de sua conta por um mecanismo de terceiros, como seu perfil no Facebook ou no Google. Quando isso acontece, certos Dados Pessoais poderão ser compartilhados com esses terceiros. Você sempre pode decidir se deseja ou não integrar essas informações. Lembramos que não controlamos as políticas e práticas de qualquer outro site ou mecanismos de terceiros.

Também vale destacar que você pode ser o protagonista das preferências de marketing que estará sujeito em razão de interações passadas em tais redes sociais. Consulte sempre suas opções de privacidade e calibre suas preferências conforme desejado.

5- SEGURANÇA, INTEGRIDADE E TEMPO DE ARMAZENAMENTO DE DADOS

Todos os seus Dados coletados são armazenados em bancos de Dados próprios do Sesc/RS, o que aumenta a segurança das informações coletadas. A segurança, integridade e confidencialidade de suas informações são extremamente importantes para nós. Implementamos medidas de segurança técnica, administrativa e física para proteger as informações dos hóspedes contra acesso, divulgação, uso e modificação não autorizados. Revisamos regularmente nossos procedimentos de segurança para considerar novas tecnologias e métodos apropriados.

O Sesc/RS conta com uma Política de Segurança da Informação, a qual deve ser seguida por seus colaboradores e fornecedores, com regras que buscam garantir a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade dos Dados coletados como, por exemplo: controlar o acesso às informações, considerando a necessidade de nossos colaboradores obterem determinado Dado; proteger infraestruturas tecnológicas contra acessos não autorizados; monitorar constantemente toda nossa infraestrutura tecnológica; política de troca de senhas; política de confidencialidade com funcionários e terceiros, etc.

Todos os Dados Pessoais são armazenados somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais foram coletados, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção como, por exemplo, cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, entre outras, desde que plenamente embasadas e fundamentadas, conforme legislação pertinente.

Entre nossas rígidas medidas de segurança técnicas, administrativas e organizacionais para garantir a proteção dos seus dados pessoais, destacamos:

  •     Armazenamento de Dados Pessoais em ambientes protegidos;
  •     Controle rígido dos sistemas e controle de acessos de pessoal;
  •     Monitoração e auditorias periódicas.
  •     As informações disponíveis em modo off-line (sem acesso à internet) são armazenadas de forma criptografada.
  •     As informações disponíveis em modo on-line (com acesso à internet) trafegam de modo criptografado entre o seu dispositivo/celular e os demais equipamentos que operam o sistema.

Nossas plataformas são estruturadas e contam com recursos técnicos para garantir a segurança de todos os procedimentos realizados, mas esteja ciente de que, apesar de nossos melhores exercícios, nenhuma medida de segurança é perfeita ou impenetrável.

6- COOKIES E TECNOLOGIAS SEMELHANTES

O site e o APP do Sesc/RS utilizam cookies e tecnologias semelhantes em páginas de internet que são referenciadas.

Cookies são pequenos arquivos que transferimos para o seu navegador ou dispositivo (como celular ou tablet) que nos permitem reconhecer o seu navegador ou dispositivo, e saber como e quando as páginas e a Plataformas são visitadas, bem como quantas pessoas acessam as Plataformas. Eles podem ser úteis para, por exemplo, fazermos as Plataformas se encaixarem na sua tela, entender melhor as suas preferências e lhe oferecer Produtos, Serviços, Negócios e Experiências mais eficientes de acordo com suas expectativas.

Cookies, identificadores de dispositivo e tecnologias semelhantes armazenando dados em seus dispositivos agilizam novos acessos a sites anteriormente visitados e facilitam a personalização de serviços, destacando programações e atividades de seus interesses.

Você terá a opção de aceitar ou não aceitar os Cookies em sua navegação. Só a partir do aceite poderemos entender melhor o comportamento dos visitantes e identificar quais partes de nossos sites e APP foram visitadas, contribuindo para maior eficácia na distribuição de conteúdo.

Em caso de recusa do uso de Cookies é importante que saiba que dessa forma alguns recursos poderão deixar de funcionar adequadamente, prejudicando sua navegação e experiência na utilização dos serviços.

7- DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS

Como titular dos Dados, você tem, garantido por Lei, os seguintes direitos (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD nº 13.709/2018):

Confirmação e Acesso: é o direito de obter a confirmação de tratamento dos seus Dados. Em caso positivo, você poderá requerer o acesso, através de uma cópia, de todos os Dados Pessoais de sua titularidade.

Correção: É o direito de solicitar a correção de Dados Pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados. Exemplo: você pode requerer atualização de seu endereço e/ou correção do seu número de CPF.

Anonimização, bloqueio ou eliminação: é o direito de limitar o tratamento de seus Dados pessoais, podendo exigir a eliminação de Dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados. Aqui você poderá solicitar a anonimização de seus Dados (seus Dados não poderão mais ser relacionados a você e, portanto, deixam de ser Dados Pessoais); bem como solicitar o bloqueio de seus Dados, suspendendo temporariamente a possibilidade de tratarmos; e solicitar a eliminação de seus Dados, caso em que apagaremos todos os seus Dados sem possibilidade de reversão, salvo os casos previstos em lei. Cabe destacarmos que alguns Dados, seja por cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, entre outras, desde que plenamente embasadas e fundamentadas, conforme legislação pertinente, devemos manter, os quais quando do seu exercício de direito informaremos.

Portabilidade: é o direito de realizar a portabilidade dos Dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial. Aqui você poderá solicitar tanto que o Sesc envie seus Dados Pessoais para outra empresa, como também informar ao Sesc que solicitou que outra empresa nos repasse seus Dados.

 Vale destacar que este direito ainda depende de regulamentação pela ANPD (Agência Nacional de Proteção de Dados). Tão logo seja regulamentado, informaremos os Dados que serão portados e o formato adequado de compartilhamento para envio e recebimento.

Informação sobre Compartilhamento: é o direito de informação sobre a existência da existência de compartilhamento de seus Dados, seja com entidades públicas e/ou privadas.

Destacamos que, no item 4, apresentamos a indicação das modalidades e atividades que podemos envolver compartilhamento de Dados com terceiros. Em todo caso, se você tiver dúvidas ou quiser mais detalhes, você tem direito de nos solicitar essas informações.

Informação sobre a possibilidade de não consentir: é o direito de informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa. Aqui você poderá obter informações claras e completas sobre a possibilidade e as consequências de não fornecer consentimento. O seu consentimento, quando necessário, deve ser livre e informado. Portanto, sempre que pedirmos seu consentimento, você será livre para negá-lo – ainda que, nesses casos, é possível que tenhamos que limitar a oferta de nossos Produtos, Serviços, Negócios e Experiências.

Revogação do consentimento: é o direito de revogar o consentimento para tratamento do seu Dado pessoal. Aqui você poderá retirar o seu consentimento em relação às atividades de Tratamento que se baseiam nessa base legal. No entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer Tratamento realizado anteriormente. Se você retirar o seu consentimento, talvez não possamos fornecer determinados produtos e experiências, mas iremos avisá-lo quando isso ocorrer.

Conforme item 7, a qualquer momento você poderá revogar seu consentimento, inclusive disponibilizamos em nossas ferramentas a possibilidade de revogação pelo mesmo meio que recebeu nosso contato. Em nossos e-mails, por exemplo, você terá a opção de revogar os recebimentos.

Oposição: é o direito de, a qualquer momento, se opor ao tratamento de Dados por motivos relacionados com a sua situação particular, em caso de descumprimento ao disposto na Lei Geral de Proteção de Dados. Destacamos que a lei autoriza o Tratamento de Dados Pessoais mesmo sem o seu consentimento ou um contrato conosco. Nesse caso, é preciso demonstrar que há motivos legítimos para Tratar seus Dados, como, por exemplo, prevenir fraudes ou melhorar nossa comunicação com você. Caso você não concorde com esse Tratamento, poderá se opor a ele, solicitando a interrupção.

Sempre que você exercer seus direitos em nossos canais, poderemos solicitar algumas informações complementares para fins de comprovação da sua identidade, buscando impedir fraudes. Fazemos isso para garantir a segurança e a privacidade de nossos clientes, representantes, colaboradores, etc. Seu contato sempre será respondido o mais breve possível, de acordo com os prazos legais.

Para exercer seus direitos, esclarecer alguma dúvida, fazer comentários ou sugestões relacionadas a nossa Política de Privacidade ou assuntos que envolvam privacidade sobre o tratamento de Dados Pessoais, disponibilizamos o canal de contato com nosso Encarregado de Dados, podendo ser acessado no item 8, desta política.

8- CONTATO E ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS

Caso você tenha dúvidas, comentários ou sugestões relacionadas à Política de Privacidade do Sesc/RS, ou sobre assuntos que envolvam a privacidade sobre o tratamento de seus Dados Pessoais que estão descritos nesta política, bem como acredita que seus Dados Pessoais foram usados de maneira incompatível com esta Política de Privacidade ou com as suas escolhas enquanto Titular destes Dados Pessoais, entre no nosso Portal de Privacidade.

Em nosso Portal de Privacidade temos um canal exclusivo para você tratar desses assuntos, onde nosso Encarregado (Data Protection Officer – DPO), está à disposição nos seguintes endereços de contato: DPO (Encarregado): Gustavo Santos Rocha da Rocha. Você pode entrar em contato com nosso DPO diretamente pelo endereço eletrônico (site) www.sesc-rs.com.br/lgpd ou em nosso APP Sesc/RS, preenchendo o formulário.

9- ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Para assegurar a qualidade das informações e normativos, acomodar novas tecnologias, requisitos regulatórios ou para outros fins, o Sesc/RS pode, sempre que necessário e a qualquer tempo, alterar esta Política de Privacidade. Sendo assim, iremos notificá-lo se essas alterações forem materiais e, quando exigido pela lei aplicável, obteremos o seu consentimento. O aviso pode ser enviado por e-mail para você no último endereço de e-mail que você nos forneceu, publicando um aviso de tal atualização em nosso site e aplicativos, ou por meios, de acordo com a lei Aplicável.

Recomendamos sua consulta periodicamente em nosso site e/ou APP, consultando sempre a data de atualização, informada no rodapé desta página.

O Sesc/RS reitera seu compromisso de buscar sempre o melhor para proteger os interesses e direitos de seus clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores.

Última atualização: 03/07/2023.