Informações Gerais

Cronograma do Festival

Lançamento do Festival: 04/07/2023

Período de Inscrições: 05/07 a 14/08/2023

Divulgação dos Selecionados e Matrícula 1ª Chamada: 29/08 a 12/09/2023

Divulgação dos Selecionados e Matrícula 2ª Chamada: 22/09 a 08/10/2023

Credenciamento no Festival: 14/01/2024 *Todos os alunos deverão estar em Pelotas para o credenciamento nessa data;

Realização do Festival: 15 a 26/01/2024 *Realização dos cursos e programação;

Deslocamentos Transportes: 14/01/2024 (Porto Alegre-Pelotas) e 27/01/2024 (Pelotas-Porto Alegre)

 

Estrutura das Atividades Pedagógicas do Festival

Classes de Música de Concerto: Turno da manhã

Classes de Canto Lírico e Choro: Manhã e tarde

Ensaios de orquestras, música de câmara: Turno da tarde e vespertino

Ensaios de recitais de alunos: Manhã e tarde (a combinar com o Coordenador da área)

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas no período de 05/07 a 14/08/2023.  

No momento da inscrição o aluno deve sinalizar qual a modalidade de bolsa que pretende, conforme as disponibilizadas pelo Festival: 

 Bolsista IntegralISENTO VALOR DE MATRICULA (curso completo + transporte Porto Alegre/Pelotas).  

*Alunos em geral; 

Bolsista Integral Especial – ISENTO VALOR DE MATRÍCULA (curso completo + transporte Porto Alegre/Pelotas). *Somente para Alunos Projetos Vida com Arte /Unisinos e Escola da Ospa).  

*Para as modalidades Bolsista Integral e Bolsista Integral Especial, o Festival possibilita por meio de parceria com hotéis a hospedagem durante o período integral do curso. Havendo interesse do aluno, no período de matrícula deverá efetuar o pagamento conforme os respectivos valores: R$ 420,00 Bolsista Integral e R$ 210,00 Bolsista Integral Especial.   

 Bolsista Parcial EspecialR$ 50,00 (curso completo)  

*Somente para Alunos Universidade Federal de Pelotas – UFPEL). 

Os alunos vinculados a UFPEL devem realizar a inscrição nesta modalidade, no mesmo período das inscrições. Para essa modalidade não será disponibilizada hospedagem. A seleção dos alunos para essas vagas é realizada conjuntamente com a Universidade Federal de Pelotas. 

 Bolsista Parcial – R$ 190,00 (curso completo + transporte Porto Alegre/Pelotas)  

*Alunos em geral, caberá ao aluno providenciar sua hospedagem durante o período do Festival. 

Informações Importantes:

1 – Para as inscrições nos cursos a idade mínima dos alunos é de 14 anos. 

2 – Só é permitida a inscrição de um curso por aluno. Não é possível um mesmo aluno realizar dois cursos em função do conflito de horários. 

3 – Além das informações pessoais e de outros dados solicitados na ficha de inscrição do site, é obrigatória para todos os cursos a postagem de currículo do aluno, nele deverá constar nome, dados pessoais, breve resumo da formação musical, instituição que atua, professores com quem estuda ou estudou, obras que executa e se atua em grupo profissional em qual função. 

4 – Para todos os cursos é obrigatório a postagem de um vídeo na internet (YouTube) de 3 a 5 minutos, com repertório de livre escolha. O endereço de postagem do vídeo deve ser inserido no campo disponibilizado no site no momento da inscrição. * Podem ser inseridos dois vídeos, sendo um obrigatório. Podem ser postadas partes de obras maiores (até o limite de 5 min). 

Obs: Não é obrigatória a postagem de vídeo para candidatos ao curso de COMPOSIÇÃO e CHORO. Caso possuam vídeos com execução de suas obras, a postagem pode ser realizada.  

5 – Para a inserção dos links na ficha de inscrição do site, o candidato deverá hospedar os vídeos, previamente e por sua conta, em canal próprio na internet (YouTube). Os arquivos de vídeo devem ser nomeados, antes da publicação no site do Festival, no seguinte padrão: nome do curso seguido do nome do candidato e numeração do vídeo. Ex. curso/nome completo do aluno/vídeo 1. 

6 – A seleção dos alunos será através da avaliação dos currículos e vídeos postados pelos inscritos. Quanto maior a complexidade das obras e qualidade de execução, melhores serão as chances de seleção do candidato. 

7 – Após a inclusão da inscrição, o mesmo dever salvar ou imprimir seu comprovante. O aluno deve aguardar o resultado da lista de selecionados conforme o cronograma para efetivar a matrícula e assim, garantir sua vaga.

REGULAMENTO – CLIQUE AQUI

Inscrições Encerradas

 

 

Matrícula

Os selecionados deverão efetuar a matrícula dentro do prazo estipulado no cronograma. A matrícula garante ao aluno sua vaga e presença como participante do Festival. A falta de oficialização no período estipulado acarretará no cancelamento da vaga e disponibilização para outro aluno em segunda chamada.

Matrícula dos selecionados na 1ª chamada: 29/08 a 12/09/2023

Matrícula dos selecionados 2ª chamada: 22/09 a 08/10/2023

Os participantes poderão optar por uma das 03 modalidades de pagamento:

Cartão de crédito/débito: o participante será redirecionado para a página da operadora para conclusão das informações de pagamento. Para a opção de pagamento com cartão de débito o cartão deverá estar autorizado para a operações de “compras online” junto ao banco emissor do cartão.

Boleto bancário: o título gerado terá vencimento no período estipulado da matricula, após será cancelado automaticamente pelo sistema, gerando a exclusão e perda da vaga em caso de não pagamento.

*Para modalidade de pagamento 1 e 2 o acesso é via site do Festival.

Pagamento em uma Unidade Sesc/RS: Em qualquer SAC de uma Unidade Sesc/RS dentro do período de matrícula.

Devolução da taxa de matrícula: Não haverá devolução da taxa de matrícula, somente em caso de cancelamento do curso que o aluno foi selecionado.

Alunos Estrangeiros: Após a divulgação da lista de selecionados deverão no mesmo período da matrícula enviar e-mail para festival@sesc-rs.com.br, confirmando sua participação. Deverão ainda até 01 de novembro enviar para o mesmo email, cópia do seu bilhete aéreo. O pagamento de sua inscrição será realizado na chegada em Pelotas no momento do credenciamento. Caso confirme a participação e não compareça, conforme regulamento ficará impossibilitado de participar das duas próximas edições.

 

 

Transporte e Alimentação

Transporte 

Para todos os alunos selecionados que necessitarem e que efetuarem sua matrícula, será disponibilizado transporte rodoviário gratuito de Porto Alegre para Pelotas. *Alunos que emitirem bilhete aéreo com destino direto a Pelotas, será providenciado também deslocamento aeroporto de Pelotas para o local de credenciamento.  

 Deslocamento de Porto Alegre para Pelotas: Os ônibus sairão em frente ao Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n, Centro – Porto Alegre/RS) e do Aeroporto Internacional Salgado Filho no dia 14/01/2024 em horários a serem informados no site do Festival. 

Deslocamento de Pelotas para Porto Alegre: Os ônibus sairão em frente aos hotéis onde os alunos estarão hospedados no dia 27/01/2024 (retorno a ser realizado as 7h, com estimativa de chegada em Porto Alegre até às 13h do mesmo dia). 

Para utilização do transporte disponibilizado pelo Festival alunos que fizerem reservas em vôos, devem fazê-lo com previsão de chegada dia 14/01/2024 até às 11h e partida dia 27/01/2024 prevista a partir das 14h.  

Obs: O deslocamento dos participantes de suas cidades para Porto Alegre é por suas próprias expensas. O Festival também não se responsabilizará pelo transporte de alunos fora dos horários estipulados para os deslocamentos. 

Alimentação 

Os alunos selecionados terão acesso à alimentação (almoço e jantar) no Restaurante Universitário da UFPel, conforme o valor de R$ 10,15 por refeição.

Hospedagem

O Festival fornecerá hospedagem para os alunos selecionados nas modalidades Bolsista Integral e Bolsista Especial que optarem pela modalidade efetuando o pagamento da referida necessidade. A relação de hotéis que atenderão os alunos será informada próxima á realização do Festival.

*A divisão de nomes nos quartos se dará pelo gênero feminino e masculino, atendendo a critérios do Festival, não serão atendidos interesses e demandas individuais.

Hospedagem de alunos menores no Festival

Alunos menores desacompanhados, deverão portar Carteira de Identidade ou certidão de nascimento e autorização de hospedagem assinada pelos pais ou responsáveis legais, com firma reconhecida, conforme artigos 82 e 83 do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei 8.069/90. Para acessar o modelo, clique aqui.

O aluno que não apresentar a documentação no embarque em Porto Alegre e no hotel em Pelotas ficará impedido de credenciar-se no Festival, e terá sua matrícula cancelada.

*O Festival não oferece hospedagem para pais e acompanhantes de menores.

*Será informado aos alunos no momento do credenciamento o hotel que ficarão hospedados.

Audição / Partituras

Prezados alunos, como é tradicional no Festival, no primeiro dia de classes os professores realizam audição para definir os naipes da Orquestra Acadêmica e da Banda Sinfônica. O repertório da Banda Sinfônica e Orquestra Acadêmica estão sendo estruturados e serão informados no momento oportuno.

As partituras das audições foram enviadas por e-mail aos estudantes de Harpa, Tuba, Viola, Clarinete, Contrabaixo, Fagote, Flauta, Oboé, Trombone Baixo, Trompa, Trompete, Violino, Violoncelo e Trombone Tenor. Estudantes de outros cursos participarão de uma dinâmica conduzida pelo(a) professor(a) durante a primeira aula.

Credenciamento

O credenciamento é obrigatório e será realizado na Faculdade Senac de Pelotas – Rua Gonçalves Chaves, 602 – Centro – Pelotas/RS.

Datas e horários de credenciamento: Domingo | 14 de janeiro de 2024 | Das 9h às 18h.

*Alunos da UFPEL devem realizar o credenciamento preferencialmente entre 9h e 13h.

O credenciamento deverá ser realizado pessoalmente pelo participante, tendo consigo documento de identificação com foto.

Certificados

Os certificados das edições anteriores poderão ser acessados no link abaixo, inserindo o número do CPF (brasileiros) ou do documento informado na inscrição (estrangeiros).

Acesse Aqui

*Os certificados da 12ª edição estarão disponíveis para acesso a partir de 12 de fevereiro de 2024.