Boletim do CRE - Ano XII - n.03

Força muscular na Terceira Idade

A força muscular de mulheres idosas decresce principalmente após oito semanas de interrupção de um programa de exercício com pesos livres

Artigo de Vagner Raso, Sandra Marcela Mahecha Matsudo e Victor Keihan Rodrigues Matsudo na Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/rbme/v7n6/v7n6a01.pdf

 

Análise comparativa da força muscular dos membros inferiores de mulheres
praticantes de atividades físicas regulares com idades de 60 a 69 anos
Artigo de Alicia Maria de Carvalho e Maria Teresa da Silva Barbosa publicado na Revista Movimentum. Disponível em:
http://www.unilestemg.br/movimentum/index_arquivos/
movimentum_%20carvalho_alicia.pdf

 

Atividade física e envelhecimento: aspectos epidemiológicos
Artigo de Sandra Mahecha Matsudo, Victor Keihan Rodrigues Matsudo e Turíbio Leite Barros Neto publicado na Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Disponível em:
http://www.rodrigoborges.com/pdf/reabilitacao_12.pdf

 

Força muscular de idosos com e sem depressão
participantes de um programa de ginástica

Artigo de Vanessa Helena Santana Dalla Déa, Edison Duarte, José Rubens Rebelatto e Alessandra Paiva de Castro publicada na revista Acta Ortopédica Brasileira. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-78522009000600001&script=sci_arttext

 

Força muscular em idosos I — Será o treino generalizado suficientemente intenso para promover o aumento da força muscular em idosos de ambos os sexos?

Artigo de J. Carvalho, J. Oliveira, J. Magalhães, A. Ascensão, J. Mota e J. M. C. Soares publicado na Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Disponível em:

http://www.fade.up.pt/rpcd/_arquivo/artigos_soltos/vol.4_nr.1/Joana_Carvalho_1.pdf

 

Força muscular em idosos II — Efeito de um programa complementar de treino na força muscular de idosos de ambos os sexos
Artigo de J. Carvalho, J. Oliveira, J. Magalhães, A. Ascensão, J. Mota e J. M. C. Soares publicado na Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Disponível em:
http://www.fade.up.pt/rpcd/_arquivo/artigos_soltos/vol.4_nr.1/Joana_Carvalho_2.pdf

 

Influência de um programa de atividade física de longa duração sobre a força muscular manual e a flexibilidade corporal de mulheres idosas
Artigo de JR Rebelatto, JI Calvo, JR Orejuela e JC Portillo publicado na Revista Brasileira de Fisioterapia. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-35552006000100017&script=sci_abstract&tlng=e

Treinamento contra resistência e função muscular em idosos
Artigo de Aline Rodrigues Barbosa disponível no site:
http://www.efdeportes.com/efd108/treinamento-contra-resistencia-
e-funcao-muscular-em-idosos.htm