Sobre

Chegando a uma década, a Aldeia Sesc Caxias do Sul tem como temática este ano as “Brasilidades”, com o objetivo de celebrar a nossa diversidade, a nossa pluralidade, mas principalmente a nossa potente mistura. Promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc, é realizado em 40 cidades brasileiras, sendo que no Rio Grande do Sul, cinco cidades recebem o projeto ao total, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Passo Fundo e Santa Rosa.

Com uma extensa programação totalmente gratuita, é reconhecido como uma das maiores iniciativas no segmento artístico do país, reunindo, conectando e promovendo o encontro das mais diversas linguagens artísticas: artes cênicas, música, literatura e artes visuais. Seu principal objetivo é unir elos – a formação, o intercâmbio, a distribuição, o acesso e a fruição – da cadeia produtiva da cultura, entre artistas locais, estaduais e nacionais.

Em Caxias do Sul, essa história começa em 2013. Mas foi a partir de 2016 que o projeto ganhou projeção e passou a ser produzido e pensado tendo o conceito de temáticas, desenvolvidas e articuladas com artistas e produtores da cidade, abordando assuntos que permitem o maior aprofundamento, a vivência, o resgate de memórias, a ressignificação e a experimentação. O festival se dispõe a movimentar a cidade, por meio de uma programação descentralizada e proporcionando o acesso à comunidade, ofertando oficinas, palestras, intercâmbios, shows, espetáculos, exposições e visitas guiadas em locais inusitados e diversos que ganham um novo olhar como instrumentos culturais.

Em 2016, tratou de homenagear um gênero genuinamente brasileiro, trazendo o tema “Os 100 anos do Samba”. No ano seguinte, em 2017, a abordagem foi “Estação MPB”, dialogando com a Tropicália e outros movimentos da década de 60 e 70. Já em 2018 a proposta o tema “Saravá” celebrou a cultura afro-brasileira.

O universo das mulheres foi abordado em 2019 com o slogan “Celebração do Feminino: Terra, Mãe, Mulher”. Houve uma pausa em 2020 devido a pandemia, mesmo assim houve uma instalação com almofadas propondo uma “Aldeia do Abraço”. O evento foi retomado em 2021, com uma edição híbrida com a perspectiva de “Conexões de um Novo Tempo”. A última edição, em 2022, apresentou novas
formas de ver, refletir e interagir com o mundo com a proposta “(RE)Existências”.

Todo esse movimento, em 9 edições, oportunizou que artistas locais apresentassem o seu trabalho, alguns até lançaram seus projetos em edições da Aldeia e alguns criaram parcerias provocadas pela curadoria do Festival. Tudo isso, sem falar no acesso da população caxiense e regional a shows nacionais como Tom Zé, Demônios da Garoa, Moraes Moreira, Serginho Moah, Cidade Negra e Sandra Sá. Nessa lista incluem-se também, projetos nacionais do Sesc como o Palco Giratório,
Sesc Dramaturgias e Sonora Brasil.

Nossa Aldeia também reconhece algumas personas, que são denominadas “guardiões”. São escolhidas pela sua contribuição junto a cultura e a sociedade, pelas suas lutas cotidianas, pela sua trajetória e propósito de vida, mas especialmente pela impressão digital junto à comunidade. A lista completa desse seleto grupo você pode conferir na aba “Guardiões”.

O ano 10 chegou e a nossa proposta é apresentar uma programação descentralizada e que também convida para espaços de encontro – conectando nossas brasilidades e proporcionando novas vivências, revisitando alguns momentos marcantes dessa década de uma linda história com a cidade de Caxias do Sul. 

Somos todas, todos e todes da mesma Aldeia!

Linha do tempo

2022

2021

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

Veja mais

Galeria de fotos

Contato Assessoria
de Imprensa

Jornalistas que desejam agendar entrevistas sobre o Aldeia Sesc
devem entrar em contato com a Assessoria de Imprensa do evento:

E-mail: sesc@moglia.com.br
Whatsapp: (51) 99546-6464

E-mail: jornalismo@sesc-rs.com.br
Whatsapp: (51) 99188-5865

Contato
Unidade

Para mais informações sobre o evento:

E-mail Sesc Caxias do Sul: culturacxs@sesc-rs.com.br
Whatsapp: 54 98407 0351

Parceiros